Traumatismo crânio-encefálico: uma experiência familiar
Traumatic brain injury: a family experience
Publication year: 2003
Este estudo teve como objetivo compreender e descrever a experiência vivenciada pelos familiares de pessoas que sofreram TCE causado por acidentes de transporte. Para compreender a experiência das famílias optou-se pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico o Interacionismo interpretativo. Foram realizadas entrevistas com treze familiares para a obtenção de narrativas biográficas.
A análise das narrativas permitiu a identificação de unidades experienciais integradas nos temas:
sob a sombra do perigo, a concretização do perigo, a entrada no problema, a busca de soluções para liberdade e um novo começo. A descrição do tema possibilitou a compreensão da experiência da família no enfrentamento do trauma, de que fora acometido o seu ente querido, a partir das epifanias reveladas: o impacto pelo recebimento da notícia, a permanência no hospital e a volta sofrida para casa.
The purpose of this study was to understand and to describe the experience of traumatic brain injury which is experience by family. To understand the family's experience a qualitative approach, theoretically based on Symbolic Interactionism and Interpretative Interactionism Methodology was adopted. Interviews were carried out with thirteen family members to obtain biographical narratives.