Relatório de estágio: Abordagem especializada do doente critico
Publication year: 2019
O presente relatório descreve o processo de desenvolvimento de competências próprias do enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação crítica. Um conjunto de competências científicas, éticas, relacionais e técnicas é exigido para uma abordagem qualificada do doente crítico e para a prestação de cuidados de gestão, formação e investigação. A primeira parte do presente documento explora as atividades desenvolvidas na prática, com a devida reflexão, para obtenção das competências. A prestação de cuidados com procura da antecipação da instabilidade e o risco de falência orgânica, gerindo a dor, o bem-estar do doente, a administração de protocolos terapêuticos complexos e a comunicação interpessoal com o doente e família, em diferentes contextos de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, dos quais, Serviço de Urgência Geral, Unidade de cuidados Intensivos e Unidade de cuidados intermédios. A segunda parte deste trabalho é constituída por uma revisão Sistemática da literatura que pretende avaliar a efetividade das intervenções enfermagem na comunicação com o doente entubado e ventilado em cuidados intensivos. O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, bem como a análise critico-reflexiva das competências especializadas, demonstram-se enriquecedoras e construtivas, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e sobretudo profissional, levando ao incremento da qualidade dos cuidados de enfermagem e abordagem ao doente crítico.
This following report describes the process of developing the competencies of nurses
specialized in Critical Nursing. A set of scientific, ethical, relational and technical skills is
required for a qualified critical patient approach and for the provision of management care,
training and research.
The first part of this document explores the activities carried out in practice, with due reflection, to obtain the competences. Providing care with anticipation of instability and risk of organic failure, managing pain, patient well-being, administering complex therapeutic protocols, and interpersonal communication with the patient and family in different nursing care contexts to the person in critical situation, of which, General Emergency Service, Intensive Care Unit and Intermediate Care Unit.
The second part of this work consists of a systematic review of literature that
aims to identify the effectiveness of nursing interventions in the communication with the
ventilated in ICU. The Master's Course in Nursing to the Critical Situation, as well as the
criticism of the specialized competences, they are enriching and constructive, contributing to personal and above all professional development, leading to an increase in the quality of nursing care and an approach to critical patient.