Satisfação e engagement dos enfermeiros de um agrupamento de centros de saúde
Publication year: 2022
Os contextos de trabalho dos enfermeiros têm despertado o interesse constante dos investigadores. Este facto deve-se à influência que as condições de trabalho exercem sobre a saúde física e mental dos enfermeiros. O desempenho profissional, o seu envolvimento, a satisfação no trabalho e engagement no exercício da sua profissão, a qualidade dos cuidados prestados e por consequência os resultados da própria instituição. O presente estudo está integrado no projeto INT-SO: Dos contextos de trabalho à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem. Um estudo comparativo entre Portugal, Brasil e Espanha. Com este estudo pretende-se contribuir para a promoção da saúde no local de trabalho dos enfermeiros.
Teve como objetivos:
Identificar o nível de satisfação no trabalho e engagement dos enfermeiros de um ACeS da Região Norte de Portugal; identificar a relação entre satisfação no trabalho e engagement e as variáveis sociodemográficas e profissionais; identificar a relação entre satisfação no trabalho e engagement no trabalho dos enfermeiros. Optou-se por um estudo de natureza quantitativa, exploratório, descritivo e correlacional e por uma amostra por conveniência, em que participaram 97 Enfermeiros.Para a recolha de dados foi utilizado um questionário constituído por três partes:
caraterização sociodemográfica e profissional, a escala da satisfação laboral S20/23 (Mélia e Peiró, 1989; Pocinho e Garcia, 2008) e a Utrecht Work Engagement Scale (UWES, Schaufeli e Bakker, 2003 adaptada para a população portuguesa por Marques e Picado, 2011). Os resultados obtidos, evidenciaram que os enfermeiros apresentavam níveis de satisfação entre o indiferente e o algo satisfeitos e níveis moderados de engagement. O turno fixo influenciava de forma positiva a satisfação; a dependência do agregado familiar do salário influência de forma positiva a satisfação e o engagement. Já o stresse influenciava de forma negativa a satisfação e o engagement. Existia uma correlação positiva entre a satisfação no trabalho e o engagement. O enfermeiro gestor assume aqui, um papel fundamental na criação de ambientes de trabalho saudáveis e por consequência a melhoria da saúde física e mental dos colaboradores e da qualidade dos cuidados prestados à população.
The nurses' work contexts have aroused the constant interest of researchers. This fact is due to the influence that working conditions exert on the physical and mental health of nurses. Professional performance, involvement, job satisfaction and engagement in the exercise of their profession, the quality of care provided and, consequently, the results of the institution itself. This study is part of the INT-SO project: From work contexts to occupational health of nursing professionals. A comparative study between Portugal, Brazil and Spain. This study aims to contribute to the promotion of health in the nurses' workplace.