Stress pós-traumático e estratégias de ajustamento psicológico em pessoas devido à infeção pelo SARS-CoV-2
Publication year: 2022
O vírus SARS-CoV-2 surgiu em Wuhan no ano 2019, transmitindo-se através de gotículas e/ou contacto com superfícies contaminadas. Os sintomas da infeção pelo vírus (Covid-19) incluem tosse, febre e falta de ar. O tempo entre a exposição e o início dos sintomas varia entre 2-14 dias. Estudos evidenciam a presença de sintomatologia psicopatológica devido a isolamento por infeção. Este estudo foi realizado no âmbito de um projeto major em curso no CINTESIS / ESEP. O presente estudo assumiu uma abordagem quantitativa, não experimental, do tipo descritivo/correlacional. A amostra do estudo contemplou 337 participantes de ambos os sexos, maiores de idade, que estiveram em isolamento por infeção devido ao SARS-CoV-2 e aceitaram colaborar no estudo, selecionados através de amostragem não probabilística acidental.
Os dados obtidos foram colhidos através de um questionário que envolveu os seguintes instrumentos:
informações sociodemográficas, clínicas e de saúde, o Posttraumatic Stress Disorder Checklist – Civilian Version, o Posttraumatic Growth Inventory (PTGI) e o Brief Symptom Inventory (versões portuguesas). Os dados foram colhidos entre janeiro e março de 2021, cumprindo os princípios éticos inerentes à investigação. Os resultados deste estudo permitem constatar que existe evidência da presença de relação entre os sintomas de Stress Pós-Traumático (SPT) e o suporte social, tal como, com a sintomatologia psiquiátrica. O crescimento pós-traumático (CPT) também se relaciona com a sintomatologia psiquiátrica e com o suporte social (r= 0.285/r=0,339). Observamos que os participantes apresentaram valores mais elevados do que os valores médios de referência nas dimensões psicopatológicas, denotando-se um sofrimento clinicamente significativo (valor do IGS de 1,03). Identificamos ainda que o ‘’índice geral de sintomas’’ se correlaciona negativamente com os fatores presentes na PTGI (r=-0,036/r=0,339); quando uma aumenta a outra diminui, isto é, quanto mais sintomatologia psiquiátrica e distúrbio emocional se verificar, menor será o CPT. Também observamos que, quanto maior for o suporte social percebido, tanto de familiares/amigos, como dos serviços de saúde, maior será o CPT. Os resultados obtidos vão ao encontro da literatura consultada. O estudo evidencia a importância de se detetarem precocemente possíveis sintomas psicopatológicos nesta população, de forma a obterem um tratamento atempadamente, prevenindo o impacto negativo a longo prazo, obtendo-se transições saúde-doença saudáveis, pelo que se revela necessário mais pesquisa e desenvolvimento científico nesta área.
The SARS-CoV-2 virus emerged in the city of Wuhan in 2019, transmitting itself through droplets and/or contact with contaminated surfaces. Symptoms of Covid-19 (SARS-CoV-2 infection) include coughing, fever and shortness of breath and the time between exposure and onset of symptoms ranging from 2 to 14 days. Studies show the presence of psychopathological symptoms due to isolation due to infection. This study was carried out as part a umbrella project underway at CINTESIS/ESEP. The present study took a quantitative, non-experimental, descriptive/correlational approach. The study sample included 337 participants of both sexes, of legal age, who were in isolation for infection due to SARS-CoV2 and accepted to collaborate in the study, selected through accidental non-probabilistic sampling.