Comer bem, crescer saudável
Publication year: 2019
A alimentação saudável consiste num fator essencial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. O projeto de intervenção comunitária realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ponte de Sôr teve como foco de intervenção 15 crianças do 1º Ciclo da Escola Básica de Foros do Arrão com a finalidade de promover a sua aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Como metodologia de trabalho mobilizaram-se as etapas do planeamento em saúde e como referencial teórico o Modelo de Sistemas de Betty Neuman.
O Diagnóstico de Saúde realizado permitiu identificar os seguintes diagnósticos de enfermagem:
Grupo com excesso de peso e Grupo com obesidade. Tendo em conta esta realidade torna-se essencial desenvolver um projeto de intervenção comunitária “Comer bem, Crescer Saudável”. De forma a dar suporte à intervenção, identificar e analisar as evidências científicas sobre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na promoção da alimentação saudável nas crianças do 1º ciclo, foi realizada uma Scoping Review. Posso concluir que após a intervenção houve um ganho de conhecimentos deste grupo-alvo a nível desta temática
Healthy eating is an essential factor for the development and growth of children. The community intervention project carried out at the Ponte de Sôr Community Care Unit focused on intervention of 15 children from the 1st Cycle of Foros do Arrão Elementary School in order to promote their acquisition of healthy eating habits. As a working methodology, the stages of health planning were mobilized and the Betty Neuman Systems Model as theoretical reference.