Papel do enfermeiro nos maus tratos/negligência das crianças - Preocupação contínua
Publication year: 2018
Os maus tratos à criança e jovem são um problema constante na nossa era atual, envolvendo diferentes formas de agressão: física, psicológica, negligência e abuso sexual. Assumindo com a evolução da situação contornos de gravidade progressiva consideramos fundamental a importância da identificação precoce e intervenção imediata nos serviços de saúde.
Metodologia:
Revisão Sistemática da Literatura, com pesquisa em bases de dados científicos (2012 - 2017).Objetivo:
Conhecer a intervenção do enfermeiro na prevenção e encaminhamento de situações de maus tratos nas crianças e jovens, com recurso à prática baseada na evidência.Resultados:
Evidências revelam a importância do alerta e da notificação o mais precoce possível por toda a equipa multidisciplinar. É importante o envolvimento e conhecimento da família em redor da criança e jovem. Os pares devem estar despertos para a problemática, desenvolvendo competências e formação na área.Conclusões:
Mobilizar a prática baseada na evidência na área dos maus tratos a crianças e jovens contribui para uma intervenção de enfermagem de excelência
Child abuse is a constant problem in our present age, involving different forms of aggression: physical aggression, neglect, psychological aggression and sexual abuse. Assuming with the evolution of the situation contours of progressive gravity necessitating therefore early identification and immediate intervention in the health services.