Desenvolvimento de tecnologia educacional digital sobre prática sexual segura e contracepção com adolescentes
Development of a digital educational technology about safe sexual practice and contraception with adolescents
Publication year: 2020
Há altas taxas de gravidez na adolescência no Brasil e os recursos tecnológicos como os smartphones podem ser ferramentas importantes para abordar temas pertinentes aos adolescentes, como o uso de métodos contraceptivos. As pesquisas referentes ao uso de recursos virtuais voltados à educação sexual são incipientes e isto se afunila ainda mais quando se busca evidências referentes ao uso dos serious game sobre a temática voltado a esse público. Pensando em estratégias que possibilitem não só a informação, mas que sejam interativas e façam sentido no contexto de vida dos adolescentes, estimulando o aprendizado significativo, a mudança de comportamento e o amadurecimento pessoal, sentiu-se a necessidade de desenvolver um game em aplicativo mobile (app) para essa clientela. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma tecnologia educacional digital sobre a prática sexual segura e contracepção, com a participação ativa dos adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico acerca da construção de um serious game sobre o tema voltado aos adolescentes.
Foi realizado em duas etapas:
1) Desenvolvimento participativo da tecnologia, com grupos focais; 2) Avaliação do conteúdo e da usabilidade pelos especialistas e pelo público-alvo, os adolescentes. Utilizou-se o modelo User-Centered Design embasado no design participativo. Oito adolescentes de 15 a 17 anos de uma escola pública da cidade de São Paulo participaram ativamente no desenvolvimento da tecnologia. O estudo ocorreu no período de outubro/2015 a fevereiro/2019. Os temas discutidos nos encontros de grupo focal estavam acerca da prática sexual, métodos contraceptivos, gravidez, Infecções Sexualmente Transmissíveis e do app. Assim, desenvolveu-se o app Prinventon, um game que se passa em uma cidade virtual e trabalha a sexualidade na adolescência. O conteúdo e a usabilidade foram avaliados por seis profissionais da tecnologia, seis profissionais da área da saúde e quatro adolescentes. No geral, o app foi considerado pelos especialistas como relevante diante do tema tratado. Para os profissionais da tecnologia, faltou uma abordagem mais complexa como nos jogos de ação e aventura que se utilizam do sistema de fases e aumento das dificuldades. Já para os profissionais da saúde, o app é intuitivo, poderia explorar maiores conteúdos e alguns tiveram dificuldades após instalação. Os adolescentes avaliaram o app como interativo, de boa qualidade e com conteúdo suficiente, havendo grandes possibilidades de o recomendar. Acredita-se que o app desenvolvido é adequado aos adolescentes, pois visa abordar de maneira lúdica e realística a sexualidade na adolescência, com foco no sexo seguro e contracepção
There are high rates of teenage pregnancy in Brazil and technological resources such as smartphones can be important tools to address topics relevant to adolescents, such as the use of contraceptive methods. The researches regarding the use of virtual resources focused on sex education are incipient and this is further reduced when searching for evidence referring to the use of serious games about the theme addressed to this public. Thinking about strategies that not only enable information, but which are interactive and meaningful in the context of adolescents' lives, stimulating the meaningful learning, behavior change and personal maturation, there is a need to develop a mobile application game (app) for this clientele. Thus, the general objective of this work was to develop a digital educational technology about safe sexual practices and contraception, with the active participation of adolescents. It was an applied research of technological production on the construction of a serious game about the theme for adolescents.