Ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na intervenção de Enfermagem aspiração de vias aéreas artificiais
Blended Learning for the development of skills in Nursing intervention aspiration of artificial airways
Publication year: 2020
O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um programa de ensino híbrido sobre a aspiração de vias aéreas artificiais com os objetos de aprendizagem vídeos e infográficos, para o momento a distância, e simulação clínica, para o momento presencial. Trata-se de uma pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino em Enfermagem.
Esta pesquisa aconteceu em duas etapas:
desenvolvimento e validação do programa de ensino. Para o desenvolvimento, seguiu-se o modelo de design instrucional ADDIE, abreviatura em inglês para as fases: analysis; design;development; implementation e evaluation. Foi realizada revisão integrativa de literatura para subsidiar a elaboração do plano de ensino, dos objetos de aprendizagem e os instrumentos de avaliação. Elaboraram-se e validaram-se previamente: 1) roteiros e storyboards de dois vídeos, um do tipo white board animation e outro de simulação de caso clínico, por meio de grupo focal; 2) dois infográficos com peritos especialistas por meio de um instrumento específico já validado por outro autor; 3) instrumentos de avaliação, teste com 20 Questões de Múltipla Escolha e Objective Structured Clinical Examination, por meio de instrumento específico. Posteriormente, hospedaram-se os objetos de aprendizagem, as Questões de Múltipla Escolha e o Objective Structured Clinical Examination no Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment: "Cursos de extensão Universidade de São Paulo". Para a validação do programa de ensino, utilizou-se um instrumento validado e reconhecido nacionalmente, considerando requisitos gerais e pedagógicos, requisitos específicos para os vídeos e a interface. Foram enviados convites por e-mail aos peritos das áreas de Enfermagem e da Tecnologia de Informação. Utilizou-se o GoogleForms para a coleta de dados. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, para verificar a validade do conteúdo, e o AC1 de Gwet, para verificar a confiabilidade da concordância entre os peritos. O projeto seguiu os trâmites legais determinados pela Resolução de nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde no que se refere à pesquisa envolvendo seres humanos. Um total de 34 peritos, sendo 27 profissionais da área de Enfermagem e sete 9 profissionais da área de Tecnologia de Informação, participou da validação deste programa de ensino. Para os requisitos gerais e pedagógicos, o Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,99. Para os vídeos, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,98; para a interface, na visão dos peritos de Enfermagem, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,98, e para os profissionais da Tecnologia de Informação, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,94. Todos apresentaram concordância quase perfeita entre os peritos. Conclui-se que os vídeos e infográficos elaborados neste estudo, assim como os instrumentos de avaliação, foram considerados válidos para produzir resultados positivos no ensino-aprendizagem da aspiração de vias aéreas artificiais. O ensino híbrido para a aspiração de vias aéreas artificiais, alicerçado no Processo de Enfermagem e no referencial pedagógico de Vygotsky, é uma proposta válida para formar enfermeiros competentes, capazes de desenvolver um raciocínio clínico e que dispõem de um pensamento crítico, tendo em vista a segurança do paciente e os resultados positivos em Enfermagem
The aim of this study was to design and validate a hybrid teaching program on artificial airway aspiration with video and infographic learning objects, for the distance, and clinical simulation, for the face-to-face moments. It is an applied and methodological research that involved technological production for teaching in Nursing.