Itinerário terapêutico de mulheres com câncer de mama em município de fronteira
Therapeutic itinerary of women with breast cancer in a border municipality
Publication year: 2020
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o Itinerário Terapêutico de mulheres com câncer de mama, usuárias do Sistema Único de Saúde, do diagnóstico ao início do tratamento, em município de fronteira, na perspectiva delas. Este estudo é qualitativo, interpretado sob a perspectiva do Paradigma da Complexidade de Edgard Morin. Realizado a partir de dois encontros com 13 mulheres selecionadas de forma aleatória, maiores de 18 anos, com diagnóstico de câncer de mama em tratamento ambulatorial, usuárias do Sistema Único de Saúde, residentes no município de Foz do Iguaçu-PR; foram excluídas aquelas com diagnóstico de problemas de saúde mental, registrado em prontuário. O primeiro encontro aconteceu no Centro de Oncologia para caracterizar as mulheres; a seguir, visita domiciliar realizada após sete dias. A análise de conteúdo proposta por Bardin, foi eleita para análise dos dados. A coleta de dados ocorreu em Foz do Iguaçu- PR entre março a junho/2018.
Responderam à questão norteadora:
"Conte-me como foi o caminho percorrido desde a descoberta do câncer de mama até o início do tratamento?".Emergiram sete categorias de análise:
Traçando o itinerário terapêutico - da descoberta do nódulo ao início do tratamento; O acesso em serviços de atenção primária em busca de atendimento para o câncer de mama: facilidades e dificuldades; (Des)construindo a longitudinalidade na atenção à mulher com câncer de mama; A integralidade na atenção à saúde da mulher com câncer de mama; A coordenação na atenção primária à saúde: perspectivas no cuidado à mulher com câncer de mama; O cuidado à mulher com câncer de mama no contexto familiar e comunitário e Construindo serviços de saúde para a atenção ao câncer de mama: perspectivas da usuária. A idade média foi de 49,92 anos. Em relação à raça/cor, religião e escolaridade, 53,85% eram brancas, católicas e cursaram ensino médio completo. O itinerário de cuidado e cura se configurou pela busca de atenção nos serviços públicos de saúde, serviços privados e além das fronteiras do Brasil, no Paraguai. A análise da presença e extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde mostrou incongruências. As dificuldades para o acesso, vínculo, coordenação e desprovimento do cuidado integral, colaboraram para a não resolutividade dos agravos de saúde da mulher com câncer de mama, na concepção das usuárias. Espera-se que os dados obtidos possam subsidiar reflexões, e orientar as decisões de gestores, a fim de investirem na capacitação dos profissionais de saúde e formulação e implementação de políticas públicas direcionadas para a garantia da qualidade da assistência prestada e maior resolutividade da ABS, tendo como base os atributos da APS. Essas ações poderiam contribuir no atendimento às necessidades de saúde das mulheres acometidas por neoplasia mamária, no contexto da atenção primária, em regiões de fronteira.
This research had as objective understanding the therapeutic itinerary of women with breast cancer, users of the Sistema Único de Saúde (Unique Health System), from the diagnosis to the beginning of treatment, in a border municipality, in their perspective. This study is qualitative and interpreted under the perspective of the Complexity Paradigm from Edgard Morin. The study started from two meetings with 13 random selected women, all of them over 18 years old, with a diagnosis of breast cancer in ambulatorial treatment, users of the Sistema Único de Saúde (Unique Health System), who reside in the city of Foz do Iguaçu-PR; the ones with a diagnostic of mental health problems were excluded, according to their registers. The first meeting took place in the Centro de Oncologia (Center of Oncology) to characterize the women; next, a home visit was made after seven days. The content analysis proposed by Bardin was chosen for the data analysis. The data collection occurred in Foz do Iguaçu-PR between March and June/2018.