Relatório da prática especializada em enfermagem comunitária na área da enfermagem de saúde familiar
Publication year: 2022
A população idosa tem vindo a aumentar nos últimos anos e a percentagem destes a viver sozinhos tem vindo a lançar um desafio em termos de cuidados específicos a estas famílias. O envelhecimento constitui uma vitória do desenvolvimento socioeconómico e da saúde pública que, em simultâneo, gera o desafio de adaptação da sociedade (World Health Organization, 2015) (citado por SNS Estratégia Nacional para o envelhecimento ativo, 2017). Os cuidados de saúde baseados em evidência são “um processo que identifica políticas ou perguntas clínicas dando-lhes respostas através da geração de conhecimento e evidência para orientar a prestação de cuidados de saúde de forma eficaz e adequada, mais realista e significativa para populações, culturas e contextos específicos”. (Apóstolo, 2017). A família, a comunidade e a sociedade têm um forte impacto na forma como se envelhece (Cabral, Ferreira, Silva, Jerónimo & Marques, 2013). Citado por SNS Estratégia Nacional para o envelhecimento ativo,2017). Tendo a USF Terras de Cister um índice de dependência e uma percentagem de idosos superior à nacional sentiu-se a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre os cuidados de saúde familiar ao idoso.
Objetivo:
Mapear o conhecimento sobre cuidados de saúde familiar ao idoso Método: Revisão sistemática da literatura.Os motores de busca utilizados foram:
b on (Biblioteca de conhecimento online) e Ordem dos Enfermeiros: Bases de Dados Científicos- Acesso Reservado (EBSCO) (CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Library, MedicLatina) e Acesso Livre (RCAAP, SciELO Portugal, SciELO) e os motores Booleanos e/and.Resultados:
Foram encontrados 128 artigos. Após seleção obtiveram-se tês estudos com consulta aberta específicos para a problemática.Abordando diferentes aspetos da mesma questão:
Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem da CIPE® para idosos comunitários; Cuidados domiciliares – interação do enfermeiro com a pessoa idosa/família; Tensão do papel de cuidador em cuidadores informais de idosos. Considera-se muito importante o conhecimento atualizado sobre os cuidados à população idosa cada vez mais numerosa e só, impondo-se uma mudança de abordagem mais autogénica, onde se desenvolvam mais competências para o cuidar proporcionando um planeamento adequado do apoio a disponibilizar às famílias que dele necessitam.Conclusão:
Todos os estudos assentam nas necessidades do idoso. É necessário despertar os profissionais para esta área de forma mais integrativa. Avaliar mais o que o idoso deseja e é capaz. Desenvolver as nossas ações através dos objetivos do utente, dando mais ênfase às capacidades do idoso, ao invés de focar nas suas dificuldades. Os enfermeiros de família, situados no centro da rede de serviços essenciais à prossecução dos objetivos da Política de Saúde 21, são o grupo de profissionais mais capazes de desenvolver modelos de prática, não só pelos seus saberes e competências, mas também pela sua capacidade de abordagem sistémica e de avaliação interdisciplinar.
The elderly population has been increasing in recent years and the percentage of these living
alone has been launching a challenge in terms of specific care for these families.
Aging is a victory for socioeconomic development and public health, which, at the same time,
generates the challenge of society's adaptation (World Health Organization,) (cited by SNS
Estratégia Nacional para o envelhecimento ativo, 2017).
Evidence-based health care is “a process that identifies policies or clinical questions and
answers them through the generation of knowledge and evidence to guide the delivery of
health care in an effective and appropriate, more realistic and meaningful for populations,
cultures and specific contexts way.” (Apóstolo, 2017).
Family, community, and society have a strong impact on how you age (Cabral, Ferreira, Silva, Jerónimo & Marques, 2013). (Cited by SNS Estratégia Nacional para o envelhecimento ativo, 2017).
Since the USF Terras de Cister has a higher dependency rate and percentage of elderly people than the national, deepening the knowledge about family health care for the elderly felt needed.