A intervenção do enfermeiro na promoção da parentalidade: pais com criança em situação de doença
Publication year: 2015
Cuidar em Pediatria remete para uma filosofia de cuidados centrada na criança/jovem e família. Considerando os pais, os melhores prestadores de cuidados, constituem-se parceiros na prestação de cuidados à criança. Assim, é fundamental que os Enfermeiros apoiem os pais durante as transições do ciclo de vida e desenvolvam intervenções que promovam a parentalidade com o objetivo de os dotar de competências parentais e de conhecimentos, para cuidarem dos seus filhos em situação de doença.
Metodologia:
RSL, com pesquisa em bases de dados científicos (2009 - 2014).Objetivo:
Analisar as intervenções desenvolvidas pelo Enfermeiro na promoção da parentalidade através da PBE.Resultados:
Evidências revelam a importância dos cuidados centrados na família, embora complexos. O apoio aos pais, a relação de parceria e de confiança e a capacitação, são cruciais na promoção da parentalidade.Conclusões:
Mobilizar a PBE na área da Parentalidade contribui para uma intervenção de enfermagem competente, científica e atua
Care in Paediatrics relates to a philosophy of care focused on the child/young person and their family. Being the parents the best caregivers, they become partners in the child caring. Hence, it is essential that Nurses support parents during lifecycle transitions and develop interventions that promote parenthood, aiming at equipping them with parental skills and knowledge so they can take care of their children in a disease situation.