IGESTSAÚDE - Orientações terapêuticas e a utilização da gamificação na promoção da literacia em saúde para a autogestão da doença oncológica
Publication year: 2021
A doença oncológica é a segunda principal causa de mortalidade e morbilidade na Europa e, em Portugal, a sua incidência tem vindo a aumentar. Por outro lado, o número de sobreviventes também tem vindo a crescer o que indica que os tratamentos, nomeadamente a quimioterapia, têm-se mostrado promissores. Contudo, com os tratamentos de quimioterapia surgem sintomas adversos que provocam um impacto significativo na qualidade de vida da pessoa com doença oncológica. Assim, torna-se primordial a promoção de conhecimentos e habilidades para a capacitação da pessoa para a autogestão dos sintomas associadas ao tratamento. Suportada nesta problemática, surge esta dissertação de mestrado, que se encontra inserida no projeto iGestSaúde, cuja finalidade assenta no suporte à autogestão da doença crónica, encontrando-se nesta fase direcionado para o desenvolvimento do “Módulo 1 - iGestSaúde: Quimioterapia”. Assim, os objetivos deste trabalho de investigação foram: atualizar e consensualizar um conjunto de orientações terapêuticas de suporte à autogestão dos sintomas fadiga/inatividade, dispneia, ansiedade, insónia e dor, e desenvolver um protótipo de um jogo a inserir na APP iGestSaúde de forma a aliar a ludicidade à aprendizagem, e assim contribuir para a literacia em saúde das pessoas com doença oncológica a realizar tratamento de quimioterapia. O percurso metodológico desenvolveu-se em quatro fases. Na primeira fase, procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar novas orientações terapêuticas de suporte à autogestão dos sintomas fadiga/inatividade, dispneia, ansiedade, insónia e dor). Na segunda fase, realizou-se um estudo de consensos, através de um grupo de discussão, tendo sido possível obter o consenso da maioria das orientações terapêuticas propostas para os sintomas em estudo. Na terceira fase realizou-se um pré-teste da aplicação do programa iGestSaúde com a população-alvo, possibilitando avaliar a satisfação dos mesmos perante a implementação do programa. Na quarta fase desenvolveu-se o protótipo do iGestGame, tendo por base o conjunto de orientações previamente definidas e consensualizadas, tendo o mesmo sido testado e avaliado por peritos. Considera-se que o conjunto de orientações terapêuticas elencado tem potencial de contribuir para capacitar a pessoa na autogestão dos sintomas, associados ao tratamento de quimioterapia. Por outro lado o iGestGame também revelou potencial de desenvolvimento como ferramenta para aumentar a literacia em saúde. Assim, e num futuro próximo, o desenvolvimento do programa iGestSaúde e do jogo iGestGame, serão certamente um ótimo contributo para a melhoria dos cuidados a estas pessoas, melhorando a sua perceção de qualidade de vida e bem-estar.
Oncological diseases are the second major cause or mortality and morbidity in Europe, and,
in Portugal, its incidence has been growing. On the other hand, the number of survivors has
been increasing, which indicates that the treatments, mainly chemotherapy, have been
shown to be promising.
However, with chemotherapy treatments adverse symptoms emerge causing a significant
impact in the quality of life of people with oncological disease. Therefore, it is essential to
promote the knowledge and skills that enable the person to manage the symptoms
associated with the treatment.
Based on this issue, this master’s thesis emerges, which is part of the project iGestSaúde,
whose purpose is to support the self-management of chronic disease, aimed at the
development of the “Chemotherapy” module.
Therefore, the objectives of this investigative study were: update and consensualise a
group of therapeutic guidelines that support the self-management of symptoms
fatigue/inactivity, dyspnoea, anxiety, insomnia, and pain, and develop a prototype of a
game to add to the app iGestSaúde in order to combine fun with learning, and, that way,
contribute to the health literacy of people with oncological disease who undergo
chemotherapy.
The methodological path was developed in four phases. During the first phase na
integrative literature review was carried out in order to identify new therapeutic guidelines
to support self-management of symptoms. In the second phase, a consensus study was
conducted, through a discussion group, and it was possible to obtain a consensus for most
of the proposed therapeutic guidelines for self-management of the symptoms
(fatigue/inactivity, dyspnoea, anxiety, insomnia, and pain). In the third phase, a pre-test of
the iGestSaúde programme was done with the target population, making it possible to
assess their satisfaction with it. During the fourth phase the iGestGame prototype was
developed, whose content was based on the group of guidelines previously determined and
consensualised, and it was tested and evaluated by nurses.
It is considered that the listed set of therapeutic guidelines has the potential to enable
people to self-manage symptoms associated with chemotherapy treatment. On the other
hand, iGestGame also revealed the potential for development as a tool to increase health
literacy.
Therefore, and in the near future, the development of the iGestSaúde programme and the
iGestGame game will certainly be a great contribution to the improvement of the care for
these people, improving their perception of quality of life and well-being.