Higiene das mãos na segurança da criança hospitalizada
Publication year: 2021
A segurança nos cuidados de saúde impõe-se a nível mundial. Os cuidados à criança hospitalizada devem garantir parâmetros de qualidade e de segurança, nomeadamente no âmbito da prevenção e controlo das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde. A higiene das mãos, é uma intervenção simples e de eficácia comprovada na quebra da cadeia de transmissão da infeção, sendo importante garantir a higiene das mãos no contexto de cuidados hospitalares pediátricos. É neste âmbito que se justifica o desenvolvimento de um estudo com o objetivo de explorar a perceção dos enfermeiros acerca da higiene das mãos realizada pelos próprios enfermeiros, pelas crianças e seus acompanhantes. É finalidade do estudo contribuir para a melhoria da higiene das mãos no contexto de cuidados hospitalares pediátricos, de forma a promover a segurança nos cuidados à criança. É um estudo descritivo, enquadrado no paradigma qualitativo. Participaram no estudo 15 enfermeiros que exercem funções num serviço de pediatria de um hospital central da região norte de Portugal que constituem a amostra. Os participantes, de ambos os sexos, apresentavam uma idade média de 37,5 anos. O instrumento de recolha de dados foi um guião de entrevista semiestruturada e a análise dos dados obedece ao método de análise de conteúdo de Bardin. Da análise do discurso dos participantes surgiram especificidades relativas aos enfermeiros, aos acompanhantes e às crianças. Na perceção dos enfermeiros, em relação à higiene das mãos pela equipa de enfermagem, emergiram três categorias: fatores condicionantes da higiene das mãos, momentos de adesão à higiene das mãos e estratégias para melhorar a adesão à higiene das mãos.
Relativamente à perceção dos enfermeiros em relação à adesão das crianças e dos seus acompanhantes emergiram três categorias:
fatores condicionantes da adesão à higiene das mãos das crianças, fatores condicionantes da adesão à higiene das mãos dos acompanhantes e estratégias para melhorar a adesão à higiene das mãos das crianças e acompanhantes. Consciencializar e capacitar as equipes e os utilizadores das unidades de saúde para este problema e como o minimizar é determinante. O conhecimento produzido neste estudo pode constituir um contributo para o planeamento de intervenções multimodais promotoras da higiene das mãos no contexto da pediatria.
Safety in health care is required worldwide. Care for hospitalized children must guarantee
quality and safety parameters, namely in the context of the prevention and control of
Infections Associated with Health Care. Hand hygiene is a simple and proven intervention in
breaking the chain of infection transmission, and there for, is important to guarantee hand
hygiene in the context of paediatric hospital care.
It is in this context that the development of a study is justified in order to explore the nurses'
perception of hand hygiene performed by the nurses themselves, by the children and their
companions. The purpose of the study is to contribute to the improvement of hand hygiene
in the context of paediatric hospital care, in order to promote safety in childcare.
It is a descriptive study, framed in the qualitative paradigm. In the study participated 15
nurses who work in a paediatric service of a central hospital in the northern region of
Portugal that constitute the study sample. The participants, of both sexes, had an average
age of 37.5 years. The data collection instrument was a semi-structured interview guide and
the data analysis follows the Bardin content analysis method.
From the analysis of the participants' information, specificities related to nurses, children’s
and companions emerged.