O reconhecimento e a valorização profissional do docente de enfermagem no contexto neoliberal
Publication year: 2017
Pesquisa qualitativa e descritiva cujo objeto de estudo é o reconhecimento e a valorização do trabalho docente de enfermagem no contexto econômico neoliberal.
Objetivos:
a) Descrever o processo de trabalho do docente de enfermagem a partir da inserção do modelo neoliberal; b) Analisar a percepção do docente de enfermagem acerca da valorização e do reconhecimento no trabalho a partir da introdução do modelo neoliberal; c) Discutir as repercussões no processo de trabalho e no processo saúde-doença de docentes de enfermagem mediante à percepção do reconhecimento e da valorização de suas atividades laborais.Salienta-se que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa sob número de protocolo: 1.474.463.Os participantes desta pesquisa foram 27 docentes de universidades públicas federais do município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em junho de 2016 por meio de uma entrevista semiestruturada. Os dados da caracterização dos participantes foram analisados através de estatística simples. A técnica utilizada para o tratamento dos dados subjetivos foi a Análise Temática de Conteúdo, que fez emergir quatro categorias. I) Organização do trabalho docente: Aspectos subjetivos e objetivos da demanda laboral, em que se discutem as características dessa organização laboral e do processo de trabalho docente de enfermagem na atualidade. Elabora-se também uma análise acerca dos fatores facilitadores e dificultadores para a execução do trabalho docente. II) Reconfiguração do trabalho docente: antes e depois do neoliberalismo e da globalização, em que se discute as transformações do mundo do trabalho docente devido a inserção do modelo neoliberal, bem como as modificações no modo operatório desses profissionais proporcionadas por tal modelo. III) Reconhecimento do trabalho docente universitário: na contramão do contexto nacional, em que se analisa: i) a percepção do reconhecimento pelo docente, sendo mencionado que apesar da figura do professor ter perdido status, ainda confere prestígio social ser docente universitário. ii) Concepções, fatores e atitudes que influenciam no reconhecimento docente, na qual são discutidas algumas medidas que podem influenciar no reconhecimento deste coletivo profissional. IV) Novas configurações do mundo do trabalho docente e o processo saúde-doença dos trabalhadores, em que se analisa que, devido à configuração da organização do trabalho, esses docentes necessitam relegar a segundo plano o cuidado com a própria saúde, fato que repercute negativamente na saúde dos mesmos, sendo prevalentes doenças no âmbito físico como problemas osteomusculares e infecções devido à baixa imunidade, e da dimensão subjetiva como estresse, cansaço extremo e burnout. Concluiu-se que a elevada influência dos princípios neoliberais no trabalho docente de enfermagem repercute negativamente no processo de trabalho deste coletivo profissional, bem como na sua valorização e reconhecimento, deixando esses docentes vulneráveis ao adoecimento e ao sofrimento psicofísico.
Qualitative and descriptive research whose object of study is the recognition and appreciation of teaching nursing in the neoliberal economic context.