Efeito de sabonete líquido e em barra na pele de recém-nascidos a termo saudáveis: ensaio clínico randomizado
Effect of liquid and bar soap on the skin of healthy full-term newborns: a randomized clinical trial
Publication year: 2020
Introdução. A pele do recém-nascido (RN) é mais fina, tem maior perda de água transepidérmica (TEWL), e menor hidratação do estrato córneo (SCH), comparada a dos adultos; seu pH varia entre 5,5 e 7,5. Tais características predispõem a ressecamento, infecções e doenças dermatológicas, como a dermatite atópica (DA). Sabonetes adequados previnem ou minimizam essas alterações e favorecem o amadurecimento da pele. Não há disponíveis estudos sobre o efeito dos sabonetes comumente usados no Brasil na pele de RN. Objetivos. 1 - Analisar as informações de rotulagem, características físicas e físico-químicas de sabonetes usados em RN; 2 - Comparar o efeito do sabonete líquido e em barra sobre o pH, TEWL, SCH, teor de sebo e integridade da pele de RN a termo saudáveis; 3 - Verificar a relação entre variáveis demográficas e clínicas sobre os parâmetros biométricos da pele de RN a termo no período neonatal. Métodos.
Tese desenvolvida em três etapas:
1- Estudo quantitativo e descritivo, com 17 sabonetes comercializados em São Paulo - Brasil.Foram analisados:
tipos de tensoativos e testes de segurança do rótulo; e coloração, intensidade da fragrância e pH no laboratório. 2 - Ensaio clínico randomizado, paralelo, unicego, conduzido no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU/USP) com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP e do HU. 100 RN a termo saudáveis foram randomizados ao uso de sabonete líquido (grupo experimental) ou de sabonete em barra (grupo controle). O pH da pele, a TEWL, a SCH, o teor de sebo e a condição da pele foram avaliados antes e após o primeiro banho, às 48 horas, 14 e 28 dias após o nascimento, em cinco regiões corporais. Foi avaliada, também, a percepção das mães sobre o uso do sabonete. 3- Estudo longitudinal e prospectivo, quantitativo, secundário ao ensaio clínico randomizado, que analisou a associação entre variáveis demográficas e clínicas e parâmetros biométricos da pele. Resultados. Os resultados estão em três artigos. 1 - Verificou-se que os sabonetes comerciais tinham tensoativos com potencial de irritação baixo, ou moderado, e fragrância com intensidade variável. Quatro sabonetes líquidos e um em barra combinado apresentaram valores de pH próximos ao da pele do RN. 2 Observou-se valores de pH mais acidificados e maior hidratação na pele com o sabonete líquido. Não houve diferenças significativas na TEWL, teor de sebo, condição da pele e percepções das mães. 3 - Constataram-se associações: da TEWL com tipo de parto, raça/cor, idade gestacional, sexo e tempo; da SCH e histórico familiar de DA, raça/cor, idade gestacional e tempo; do teor de sebo com o histórico familiar de DA e o tempo. Conclusões. Há sabonetes disponíveis no mercado que não atendem critérios para a homeostase da pele do RN, apresentando potencial de irritação moderado, pH diferente do pH da pele e fragrância em intensidade variável. O sabonete líquido mostrou maiores benefícios que o sabonete em barra na pele do RN. Variáveis clínicas e demográficas influenciaram os parâmetros avaliados da pele, demandando estudos amplos sobre o tema.
Introduction. The skin of a newborn (NB) is thinner, has greater transepidermal water loss (TEWL), and less hydration of the stratum corneum (SCH) compared to adults skin, and its pH varies between 5.5 and 7.5. These characteristics predispose the skin to dryness, infections and dermatological diseases such as atopic dermatitis (AD). Suitable soaps prevent or minimize these changes and favor the maturation of the skin. To our knowledge, there are no studies regarding the effect of soaps commonly used in Brazil on the skin of newborns. Aims. 1 - Analyze the labeling information, physical and physical-chemical characteristics of soaps used on newborns; 2 - Compare the effect of liquid and bar soap on the skin pH, TEWL, SCH, sebum content and skin integrity of healthy newborns; 3 - Verify the relationship between the demographic and clinical variables on the biometric parameters of the skin of newborns in the neonatal period. Methods.