O blog como tecnologia educativa em saúde: percepção de mães de crianças com gastrostomia
Publication year: 2019
A necessidade da gastrostomia (GTT) traz consigo uma condição crônica, exigindo da família um cuidado contínuo e prolongado. A transição dessa criança do hospital para casa apresenta-se como um desafio para os familiares. A incorporação de metodologias diferenciadas faz-se necessária para se alcançar os objetivos nas ações educativas propostas.
Os objetivos do estudo são:
Conhecer a percepção das mães de crianças com GTT quanto à importância da construção de um blog como uma atividade de educação em saúde; Identificar junto às mães de crianças com GTT conteúdos a serem trabalhados em um blog. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 7 mães que prestavam cuidados diretos a crianças com GTT no domicílio; eram integrantes do grupo de apoio pré-existente para familiares nas redes sociais (Facebook e WhatsApp) e moradoras do estado do Rio de Janeiro. As entrevistas tiveram início após a aprovação do Comitê de Ética. Após a análise das falas, emergiram 4 categorias: A importância da construção de um blog por profissionais de saúde experientes; A importância da construção de um blog devido à falta de informação passada por profissionais de saúde; A importância da construção de um blog por profissionais de saúde como uma ferramenta de apoio no cuidado da criança com GTT no domicílio; Conteúdos a serem trabalhados no blog por sugestão das mães. O estudo apontou a importância de se construir o blog, como uma importante ferramenta de educação em saúde. As mães entendem que este recurso as tornariam mais seguras e confiantes para cuidar de sua criança. A incorporação, pela enfermagem, de metodologias diferenciadas pode ser uma estratégia importante no processo educativo para que as mães sejam instrumentalizadas quanto aos cuidados com a criança com GTT no domicílio.
The need for gastrostomy brings with it a chronic condition, requiring continuous and prolonged care of the family. The transition of this child from hospital to home presents itself as a challenge for family members. The incorporation of differentiated methodologies is necessary to reach the objectives in the proposed educational actions.