Ansiedade e medo na criança em idade escolar: Efetividade de um filme

Publication year: 2021

A hospitalização, bem como os procedimentos médicos e cirúrgicos impostos pela necessidade de cirurgia são vistos pela criança como eventos ameaçadores e com repercussões no seu comportamento, nomeadamente de ansiedade e medo. O objetivo foi avaliar a efetividade de um filme preparatório sobre os procedimentos a realizar antes de uma cirurgia de ambulatório visando a redução da ansiedade e medo. Tratou-se de um estudo randomizado, controlado envolvendo 60 crianças, entre os 6 e os 14 anos, com necessidade de cirurgia de ambulatório num serviço de pediatria. O grupo de intervenção visualizou um filme no período pré-operatório, com duração de 15 minutos que explicitava todos os procedimentos a efetuar antes e após a intervenção cirúrgica e o grupo de controlo recebeu os cuidados habituais. A efetividade do filme foi medida através da avaliação da ansiedade e medo pelas escalas Children?s Anxiety Meter-State (CAM-S) (Ersig, Kleiber, Mccarthy & Hanrahan,2013) e Children?s Fear Scale (CFS) (Mcmurtry, Noel, Chambers & Mcgrath, 2011). Os instrumentos foram aplicados antes da intervenção cirúrgica, na consulta de enfermagem (1º momento) e no dia do internamento (2º momento).

Resultados:

Com a visualização do filme não se observou qualquer diferença estatisticamente significativa. De referir, contudo, uma diminuição na mediana da intensidade da ansiedade do primeiro para o segundo momento (29,73 vs 29,15) e uma diminuição da intensidade da mediana do medo (30,52 vs 29,55).

Conclusão:

O filme parece ser uma intervenção útil na diminuição da ansiedade e do medo da criança submetida a uma cirurgia de ambulatório, embora não estatisticamente significativa. Importa avaliar de forma precisa se os custos envolvidos nesta intervenção compensam os benefícios. Todavia, recomendamos a implementação deste programa pois por mais subtis que sejam existe benefício para a criança.