Desenvolvimento de competências de liderança através da prática simulada em urgência/emergência no ensino da enfermagem
Publication year: 2022
O enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica deve ser líder em projetos de melhoria das práticas clínicas, de formação e de investigação, promotores de desenvolvimento de competências que sustentam a ação na sua área de especialização. Assumindo que a simulação poderá contribuir para o desenvolvimento de competências de liderança (CL) definimos a seguinte questão de investigação ?Que CL se desenvolvem através da prática simulada (PS) em enfermagem??
São objetivos do presente estudo: desenvolver um instrumento de avaliação de CL em cenários simulados de urgência/emergência em enfermagem; caraterizar a perceção dos estudantes de enfermagem sobre as CL desenvolvidas pelo team leader (TL) numa PS com cenário de urgência/emergência; analisar se esta perceção está associada a caraterísticas sociodemográficas dos inquiridos; identificar fatores facilitadores e dificultadores no desenvolvimento de CL através da PS e descrever a importância atribuída pelos estudantes a esta estratégia pedagógica no desenvolvimento de CL no ensino da enfermagem.
Realizámos um estudo quantitativo, observacional, transversal e correlacional, com amostra formada por 74 estudantes de licenciatura e de mestrado da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que frequentaram cursos de Suporte Avançado de Vida. Os dados foram recolhidos por uma versão complementada e adaptada da ?Escala de Perceção de Liderança em Enfermagem? (EPLE) de Castilho e Frederico (2006) e por questões que exploram os fatores facilitadores e dificultadores no desenvolvimento de CL através da simulação.
Os estudantes evidenciaram uma perceção muito positiva do desenvolvimento de CL através da PS, nas dimensões do reconhecimento, comunicação, desenvolvimento de equipa, inovação e TL do questionário (valores médios ? 4,42; Likert 1-5). Os resultados revelam que PS promoveu no líder o desenvolvimento de competências técnicas (CT), socio-relacionais, concetuais-estratégicas e de liderança pessoal.
Em suma, este estudo permitiu destacar a importância da PS no desenvolvimento de CL no ensino da enfermagem e os fatores que facilitam ou dificultam o desempenho do líder de equipa nos cenários simulados em urgência/emergência.