Impacto de um programa de enfermagem de reabilitação na qualidade de vida da mulher com incontinência urinária de esforço

Publication year: 2020

A incontinência urinária é uma queixa muito comum, denotando-se como uma problemática em todo o mundo, com elevados custos associados, individuais e ao nível dos sistemas de saúde. Dentre os subtipos de incontinência urinária, a incontinência urinária de esforço assume um papel de revelo devido à sua elevada prevalência em detrimento dos outros subtipos. É responsável por importantes comorbidades, com repercussões físicas, sociais, psicológicas e económicas nos mais variados contextos de vida da mulher, com impacto pejorativo na sua qualidade de vida. Consensualmente, o tratamento conservador é recomendado como a abordagem de eleição na incontinência urinária de esforço e engloba as adaptações dos estilos de vida e implementação de um programa de treino da musculatura do pavimento pélvico. Percecionando esta problemática, é implementado um projeto de intervenção profissional na consulta de enfermagem de uroginecologia, com o objetivo de avaliar o impacto de um programa de enfermagem de reabilitação na qualidade de vida da mulher com o diagnóstico de incontinência urinária de esforço. Globalmente, verificou-se um impacto positivo, com melhoria da qualidade de vida da mulher e de forma mais específica, nas limitações pessoais e da vida diária, nas emoções e relações pessoais e na sintomatologia. A implementação do projeto permitiu uma prática clínica reflexiva, capaz de facilitar o aprofundamento/aquisição de competências comuns do enfermeiro especialista, enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e de mestre.
Urinary incontinence is a very common complaint, showing itself as a problem worldwide, with high associated costs, individually and at the level of health systems. Among the subtypes of urinary incontinence, stress urinary incontinence assumes an important role due to its high prevalence at the expense of other subtypes. It is responsible for important comorbidities, with physical, social, psychological, and economic repercussions in the most varied contexts of a woman's life, with a pejorative impact on her quality of life. Consensually, conservative treatment is recommended as the preferred approach in stress urinary incontinence and includes lifestyle adaptations and the implementation of a pelvic floor musculature training program. Perceiving this problem, a professional intervention project is implemented in the nursing consultation - urogynecology, with the objective of evaluating the impact of a rehabilitation nursing program on the woman's quality of life with the diagnosis of stress urinary incontinence. Overall, there was a positive impact, with improved quality of life for women and more specifically, on personal and daily life limitations, emotions and personal relationships and symptoms. The implementation of the common project is a reflective clinical practice, capable of facilitating the deepening / acquisition of common skills of the specialist nurse, specialist nurse in rehabilitation nursing and master.