Perceção das práticas do enfermeiro de perioperatório na promoção de um ambiente cirúrgico seguro
Publication year: 2021
O bloco operatório é um dos ambientes mais complexos na prestação de cuidados de saúde. A equipa multidisciplinar mobiliza competências individuais, adotando medidas simples e de caráter universal, visando a segurança do ambiente cirúrgico, que é responsabilidade de todos (OMS, 2003). O enfermeiro de perioperatório, compreende as funções de apoio à anestesia, circulante, instrumentista e UCPA. Alicerça as práticas na melhor evidência, sustentando a prestação de cuidados seguros e de qualidade. Este estudo pretendeu identificar a perceção do enfermeiro sobre o clima de segurança no BO; identificar e analisar as práticas do enfermeiro promotoras de um ambiente cirúrgico seguro. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo, descritivo e correlacional com uma amostra por conveniência. Na colheita dos dados aplicou-se a versão PT Safety Attitudes Questionnaire e outro questionário formulado com base nas ?Práticas Recomendadas para Bloco Operatório da AESOP.
Os principais resultados obtidos com o SAQ mostram a existência de perceção positiva do clima de segurança. O enfermeiro quanto mais idade, mais experiência profissional e tempo em perioperatório possui, maior é a frequência das suas práticas. Constatou-se que o empenho na manutenção do ambiente seguro está estreitamente ligado a uma maior perceção das condições de trabalho. São boas práticas ?Prevenção da cirurgia do lado errado, procedimento cirúrgico errado e utente errado?, ?Higienização das mãos?, ?Segurança do medicamento?, ?Ambiente operatório?, ?Posicionamento do doente? e ?Transferência para a UCPA?.
Conclui-se que o diagnostico das práticas conducentes a cuidados de excelência revela ser essencial no desenvolvimento de normas e protocolos apostando numa praxis promotora da segurança do ambiente cirúrgico.