Sintomatologia musculoesquelética nos profissionais de saúde de um serviço de urgência: Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação

Publication year: 2022

Introdução:

Os profissionais de saúde são suscetíveis à presença de sintomatologia e lesões musculoesqueléticas, consequência da sua atividade profissional e exposição a fatores de risco, traduzindo-se numa diminuição da produtividade, absentismo laboral e custos para as instituições.

Objetivo:

Identificar a incidência de sintomatologia musculoesquelética e as necessidades de intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação nos profissionais de saúde, de um Serviço de Urgência em Portugal.

Metodologia:

Foi realizado um estudo quantitativo, de natureza descritiva e correlacional, utilizando uma amostra de 109 profissionais de saúde, através da aplicação de um questionário constituído por: caracterização pessoal, académica e profissional; perceção do estado geral de saúde e Questionário Nórdico Musculoesquelético.

Resultados:

Os resultados revelaram que 84,40% dos profissionais de saúde, referem sintomatologia musculoesquelética, em pelo menos uma região corporal, sendo a região lombar a mais enunciada, seguida da região do pescoço e ombros. O grupo profissional que refere maior percentagem de sintomatologia foram os(as) Enfermeiros(as) (41,18%). Foram identificadas diferenças/ associações estatisticamente significativas entre algumas variáveis e a presença de sintomatologia musculoesquelética, em determinadas regiões corporais, por grupo profissional. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação possui competências específicas que permitem intervir na prevenção de lesões e sintomatologia musculoesquelética, através de programas de formação, promoção de exercício físico e ginástica laboral.

Conclusões:

Face aos constrangimentos e implicações das lesões e sintomatologia musculoesquelética no setor da saúde, é necessário continuar a investigar esta problemática em diferentes grupos profissionais e diferentes serviços de saúde.