Pessoas dependentes admitidas em ECCI do ACES Baixo Mondego: Caracterização das necessidades de cuidados de enfermagem de reabilitação no domínio do autocuidado

Publication year: 2022

Introdução:

O envelhecimento demográfico verifica-se há várias décadas em Portugal e tende a coexistir com uma elevada taxa de doenças crónicas, apontando para um aumento de pessoas em situação de dependência no autocuidado. O aumento da necessidade de cuidados de saúde das pessoas dependentes, conduziu à criação das Equipas de cuidados Continuados Integrados (ECCI), que asseguram cuidados domiciliários de natureza preventiva, curativa e reabilitadora. Importa explorar quais as necessidades de cuidados, em particular as Necessidades de Cuidados Especializados em Enfermagem de Reabilitação (NCEER) das pessoas dependentes a viver em casa.

Objetivo:

Descrever as NCEER, no domínio do autocuidado, das pessoas dependentes admitidas em ECCI.

Metodologia:

Estudo quantitativo, do tipo descritivo, observacional, e transversal, numa amostra consecutiva de 130 pessoas dependentes admitidas nas ECCI de um Agrupamento de Centos de Saúde, a quem foi aplicado um formulário.

Resultados:

As pessoas dependentes admitidas nas ECCI são maioritariamente homens, com idade média de 77 anos, casados/união de facto, reformados, com baixa escolaridade, com dependência média há 2,5 anos, dependentes em todos os autocuidados e referenciados para cuidados de reabilitação. Famílias constituídas pelo casal, em que a esposa, mulher, apresenta uma idade média de 67 anos, é a cuidadora principal. Quanto às NCEER, a intervenção ?providenciar os dispositivos aconselhados? foi a identificada como mais necessária para a maioria dos autocuidados comprometidos, contudo a menos implementada. A média global da proporção de implementação das intervenções face ao esperado no domínio do autocuidado foi de 49,8%, sendo as intervenções do tipo ?ensinar? as com melhor proporção e as do tipo ?providenciar? as com pior proporção.

Conclusão:

Não foi garantida a satisfação da totalidade das NCEER no domínio do autocuidado. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, enquanto gestor de caso, poderá garantir uma gestão eficiente do acesso e implementação dos meios necessários para suprir as necessidades identificadas.