Relatório Final de Estágio "Dificuldades dos Pais de Recém-Nascidos Pré-Termo no Ajustamento ao Papel Parental"

Publication year: 2022

Enquadramento:

os recém-nascidos pré-termo (RN PT) enfrentam dificuldades na adaptação à vida extrauterina pela sua imaturidade biológica, muitas vezes exigindo internamento em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN). Este internamento traduz-se numa dificuldade para o estabelecimento do papel parental. A instabilidade do recém-nascido distancia os pais dos cuidados, afetando a transição para a parentalidade, e o envolvimento nos cuidados e na tomada de decisão é fundamental para diminuir o stress parental e facilitar este processo de transição.

Objetivos:

descrever o impacto do internamento do/os filho/os RN PT em UCIN na transição de ambos os para o papel parental; descrever as dificuldades dos pais nos cuidados ao/s RN PT internado/s em UCIN e descrever os sentimentos dos pais nos cuidados ao/s filho/s RN PT internado nas UCIN.

Metodologia:

estudo exploratório-descritivo, com amostra não probabilística, tipo ?bola de neve? constituída por mães e pais de RN PT com internamento em UCIN nos últimos 3 anos, que aceitaram voluntariamente preencher o questionário para recolha de dados elaborado especificamente para este estudo, disponibilizado em plataformas das redes sociais.

Resultados:

Da análise de conteúdo destacaram-se as categorias: Sentimentos dos pais (durante o internamento e na alta); estratégias facilitadoras e inibidoras do afastamento parental do RN PT; valores e crenças familiares nos cuidados ao RN PT e dificuldades na construção do papel parental.

Conclusão:

O internamento tem um impacto importante na construção do papel parental e os pais apresentam sentimentos contraditórios e dificuldades nos cuidados. O trabalho da equipa é fulcral para atenuar esse impacto e facilitar o processo de transição.