Vivência de ameaça de parto pré-termo e ligação materno fetal

Publication year: 2022

Enquadramento:

Numa situação de ameaça de parto pré-termo (APPT) o normal decurso da gravidez é interrompido e a ligação materno-fetal sofre variações/transtornos e todas as expectativas, quer da mãe, quer do casal quanto ao processo de transição para a maternidade é transformado. Estas mães apresentam-se muito fragilizadas no vínculo afetivo, do apego, quer pela separação, quer por todo o processo de antecipação do nascimento, mas principalmente pelo luto que tiveram de fazer do seu bebé imaginado e de todas as expectativas que teriam de uma gravidez a termo.

Objetivos:

Identificar expectativas que a grávida tem para o estabelecimento da ligação afetiva com o seu bebé numa APPT e identificar intervenções do Enfermeiro Especialista Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) de promoção da ligação materno-fetal de forma a potenciar a vinculação com o Recém-Nascido.

Metodologia:

estudo descritivo-exploratório, cuja amostra não probabilística, tipo ?bola de neve?, será constituída por grávidas no 2º e 3º trimestre nos últimos três anos (2020-2022) que vivenciaram uma APPT e por mães de bebés que nasceram em 2020-2022 em que houve um internamento por APPT, que aceitaram participar voluntariamente preenchendo o questionário disponível nas redes sociais Resultados: Da análise de conteúdo destaca-se a categoria Estratégias de promoção/fortalecimento da ligação materno-fetal, que se subdividiram nas sub-categorias: ?Ajudar a acreditar?, ?Diálogo/Carinho/Dedicação? , ?Sentir/Ouvir/Ler para o bebé?, ?repouso? e ?outras?.

Conclusão:

Evidencia-se que as intervenções do EESMO para a vinculação e fortalecimento da ligação materno-fetal numa vivência de APPT foram pouco percecionadas pelas mães.