Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada

Publication year: 2022

A evidência científica tem demonstrado que a Realidade Virtual (RV) é uma estratégia de aprendizagem ativa fundamental, que permite aos estudantes adquirir um conjunto de conhecimentos e habilidades em ambientes seguros e realistas de forma a melhorar o pensamento crítico e a autoconfiança dos estudantes, (Ulrich et al., 2014) (Smith et al., 2018). O estudo tem como objetivo verificar a influência da prática simulada com recurso à Realidade Virtual Aumentada (RVA) na performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem na administração de medicação por via intramuscular (IM). Trata-se de um estudo quasi-experimental, com desenho antes e após com grupo único, com uma amostra por conveniência de 32 estudantes de uma escola de Enfermagem da zona centro do país.

Foram aplicados três instrumentos de colheita de dados:

questionário de caracterização sociodemográfica, grelha de observação da performance e escala da satisfação dos estudantes e autoconfiança com a aprendizagem. Para a caraterização, descrição e análise inferencial dos dados utilizou-se o programa Statistical Package Social Science versão 27 (Chicago, Illinois, 2020). A amostra do estudo tem uma média de idades de 20.84 anos, com uma prevalência do género feminino de 87.5%. Os resultados demonstraram-se a favor da Realidade Virtual Aumentada, estatisticamente significativos para a performance (z= 4,952; p <0,0001), satisfação (z= 4,556; p <0,0001) e a autoconfiança (z= 4,715; p <0,0001). A evidência produzida com esta investigação, revela que o recurso à ferramenta realidade virtual é uma boa estratégia de ensino/aprendizagem.