Publication year: 2022
Enquadramento:
O Enfermeiro que presta cuidados à pessoa com doença renal crónica [DRC] em Hemodiálise [HD], deve possuir uma formação específica em técnicas dialíticas, conhecimento técnico-científico, associado a competências relacionais e afetivas que envolvam a pessoa no tratamento durante a sessão de diálise. Assim, os Enfermeiros de Diálise deverão desenvolver ao longo do seu percurso profissional, competências específicas e diferenciadas.
Metodologia:
Estudo quantitativo, quase-experimental, do tipo pré e pós-teste, sem grupo de controlo. Como objetivos definiram-se: caraterizar o perfil de competência do Enfermeiro de Diálise; avaliar a influência das variáveis sociodemográficas (idade e habilitações literárias) e da formação adquirida (frequência, duração e última formação) no perfil de competência do Enfermeiro de Diálise e avaliar a efetividade da implementação de um programa de formação sobre técnicas de HD, na perceção de competência do Enfermeiro de Diálise. Para a sua concretização realizou-se a colheita de dados aos Enfermeiros de duas unidades de Diálise, através de um questionário, aplicado em dois momentos: pré e pós formação. A formação foi realizada através de um programa online, constituído por seis módulos, com a duração de 7h, colocado à disposição dos participantes durante seis semanas.
Resultados:
Verificamos que a idade, a frequência, a duração e o tempo decorrido desde a última formação na área da HD têm influência sobre a perceção de competência do Enfermeiro de Diálise. Os participantes apresentaram uma melhoria significativa em alguns domínios da perceção de competência do Enfermeiro de Diálise, após a implementação de um programa de formação sobre técnicas de HD.
Conclusão:
A existência de um programa de formação para Enfermeiros de Diálise, devidamente estruturado e padronizado, é uma mais-valia na aquisição, consolidação e atualização de conhecimentos. Este estudo, forneceu também dados a considerar, sobre fatores que os investigadores devem ter em conta, na construção de um programa de formação.