Relatório Final: A gestão da comunicação interna em unidades funcionais do ACeS Baixo Mondego

Publication year: 2022

Introdução:

Relatório de estágio é o culminar da Unidade Curricular em causa, sendo constituído por duas partes: a componente de estágio, englobando a descrição e a reflexão sobre o local, as atividades e as competências de gestão desenvolvidas; e a componente investigativa, com a temática central - a Comunicação Interna dos enfermeiros das Unidades Funcionais do ACeS Baixo Mondego. Esta tópico é abordado na literatura há diversos anos, com uma maior incidência atual, pois uma comunicação fluída e transparente poderá prevenir situações indesejáveis. A responsabilidade principal desta transparência e fluidez é do gestor, pois é fundamental transmitirem e explicarem aos empregados, as prioridades, para compreenderem o que têm de fazer e porquê, tornando-os integrantes do processo.

Metodologia:

a primeira parte será descritiva, com uma vertente reflexiva, e a segunda parte englobará um estudo de natureza exploratória e a formulação de uma proposta de melhoria contínua, tendo como ponto de partida os dados recolhidos.

Objetivos:

Realizar um diagnóstico de situação sobre a comunicação interna de cada UF (enfermeiro gestor-enfermeiros) e como comunicam no mesmo Centro de Saúde; Formular um plano de melhoria contínua para dar resposta à problemática, através do modelo PDCA.

Resultados:

a gestão é um dos pilares de uma organização, e a comunicação interna é uma ferramenta para o progresso da cultura organizacional, promovendo a qualidade e a segurança. O sucesso da comunicação traz melhorias e resultados evidentes na saúde em geral, criando uma rede de apoio à comunidade abrangida, e potenciando a competitividade entre as instituições de saúde.