Perceções dos clientes sobre unidades de cuidados de saúde primários e consulta de enfermagem

Publication year: 2022

A melhoria da qualidade exige que as organizações prestadoras de cuidados de saúde conheçam o seu papel na sociedade em que estão inseridas e obtenham feedback dos clientes sobre a forma como estão a responder às suas expetativas. Desenvolvemos um estudo quantitativo, descritivo - correlacional, transversal que procura dar resposta à questão de investigação: Qual a perceção dos clientes das unidades de cuidados de saúde primários sobre a organização de saúde e sobre a consulta de enfermagem? Este estudo visa traduzir e realizar a avaliação psicométrica do questionário ?Evaluation System for Patients? Assessment of Health Services? (Pevec & Pisnik, 2018; Pisnik & Pevec, 2017), descrever a avaliação dos clientes relativamente à organização e consulta de enfermagem e analisar se as perceções dos clientes variam em função de algumas caraterísticas organizacionais.

Amostra é constituída por 406 clientes de consultas de enfermagem de três tipo de unidades de cuidados de saúde primários:

Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidades de Saúde Familiar (USF) (Modelos A e B). Foram cumpridos os pressupostos éticos. No tratamento de dados utilizou-se o SPSS. A versão organizacional do questionário utilizado, que avalia as dimensões qualidade, reputação, valor, custo, satisfação e recomendação, apresentou um valor de coeficiente Alfa de Cronbach global de 0,82; e maior ou igual a 0,74 em todas as dimensões. Resultados semelhantes foram obtidos na versão que avalia a consulta de enfermagem, indiciando boas características psicométricas. Os inquiridos evidenciam uma avaliação muito positiva nas seis dimensões que avaliam a organização e a consulta de enfermagem. Na avaliação organizacional, com valor médio global de 5,82, salienta-se a dimensão ?qualidade da organização? com o valor médio mais elevado (M= 6,18; SD= 0,86) e a dimensão ?custos? com o valor médio mais baixo (M=5,46; SD=1,33). Na avaliação da consulta de enfermagem os resultados são ligeiramente superiores, tendo-se observado um valor médio global de 6,14. A avaliação organizacional apresenta resultados mais positivos nas USF (modelos A e B), quando comparadas com os valores observados na UCSP. Não se observou diferença estatisticamente significativa na avaliação, entre os diferentes tipos de consulta de enfermagem.