Egressos de enfermagem e suas percepções sobre o mundo do trabalho em saúde
Publication year: 2017
Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com apoio quantitativo, utilizando do método de triangulação de dados. O objeto deste estudo é a percepção de egressos de Enfermagem sobre o mundo do trabalho, considerando o conteúdo teórico e prático que tiveram em sua formação profissional durante o curso de graduação.
Objetivos:
a) Caracterizar aspectos sociodemográficos e laborais dos egressos do curso de graduação em Enfermagem de duas universidades públicas do Rio de Janeiro; b) Identificar a percepção dos egressos de Enfermagem sobre o mundo do trabalho em que estão inseridos, considerando a capacitação que tiveram nos cursos de graduação dessas duas universidades para atuarem nesse mundo do trabalho; c) Analisar o prazer e o sofrimento dos egressos de Enfermagem decorrentes da atuação no mundo do trabalho, considerando a capacitação que tiveram nos cursos de graduação dessas duas universidades. Salienta-se que o estudo foi aprovado sob número de protocolo do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 1.293.828. Os participantes desta pesquisa foram 139 egressos para a abordagem quantitativa e 43 egressos para a abordagem qualitativa de duas universidades públicas federais do município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em junho a setembro de 2016 por meio de um questionário e entrevista ambos semiestruturados.Os dados da caracterização dos participantes foram analisados através de duas metodologias estatísticas:
o teste não paramétrico de Wilcoxon Mann-Whitney e o teste Qui-quadrado. Já a técnica utilizada para o tratamento dos dados subjetivos foi a análise textual com o auxílio de software denominado IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionsionnelles de Textes et de Questionnaires) associado à Análise Temática de Conteúdo, emergindo em três categorias temáticas assim denominadas: I) Contexto do trabalho em saúde: aspectos facilitadores e limitadores da atuação dos egressos, que trata da organização do trabalho em saúde na qual os egressos estão inseridos e dos fatores facilitadores e dificultadores para a execução do trabalho desses profissionais. II) Dialética do prazer e sofrimento no trabalho da enfermagem: determinantes e condicionantes, que discute as diferentes percepções dos egressos quanto ao prazer e sofrimento no e pelo trabalho; e III) Impactos da formação na atuação do egresso no mundo do trabalho, em que se discute o impacto das ações acadêmicas-pedagógicas na formação dos estudados, bem como as potencialidades e fragilidades dessa formação frente às exigências do mundo do trabalho. Concluiu-se a necessidade de priorizar uma formação que problematize as questões de amplo significado social, por meio do pensamento crítico e reflexivo, no qual a realidade da vida dos egressos deve ser explorada para fomentar as reflexões no âmbito acadêmico, promovendo uma real percepção de trabalho em que se inserem. Sugere-se o acompanhamento desse egresso não somente no mundo do trabalho, mas também nas suas aspirações profissionais com o objetivo de obter uma avaliação da importância da instituição de ensino superior no processo de sua formação, incentivando reformas e melhorias no mundo acadêmico.
Qualitative, descriptive and exploratory research with quantitative support, using the data triangulation method. The object of this study is the perception of Nursing graduates about of world of work, considering the theoretical and practical content they had in their professional training during the undergraduate course.