Úlceras por pressão relacionadas com o colar cervical na pessoa em situação crítica: Protocolo de prevenção
Publication year: 2022
O colar cervical é um dispositivo médico, projetado para criar uma restrição mecânica do movimento da coluna cervical, com o objetivo de proteger o doente de possíveis lesões cervicais e da sua consequência. No entanto, a natureza rígida do seu design causa um aumento da pressão, forças de torção, cargas térmicas e deformação contínua da pele e tecidos moles subjacentes. Simultaneamente, o colar cervical é usado para tratar uma potencial lesão, mas causa outra lesão evitável. As úlceras por pressão são a complicação mais comum e evitável associada à utilização de colares cervicais, as designadas de úlceras por pressão relacionadas com o colar cervical (dispositivo médico). Alguns estudos sobre úlceras por pressão relacionadas com o colar cervical em vítimas de trauma referem taxas de incidência mais baixas quando é utilizado um protocolo de prevenção destas lesões.
Neste sentido, recorreu-se método de Delphi com o objetivo da obtenção de consenso, por um painel de peritos, acerca das intervenções de enfermagem preventivas e os fatores de risco de úlceras por pressão relacionadas com o colar cervical, bem como sobre os conceitos e definições enquadradores a incluir no protocolo de prevenção, na pessoa em situação crítica, no contexto de UCI.
Foram propostas na primeira ronda doze intervenções preventivas de enfermagem, dezanove fatores de risco e quatro conceitos e definições enquadradores. No final da segunda e última ronda e com as sugestões dos peritos obtiveram consenso catorze intervenções de enfermagem preventivas, vinte fatores de risco, e dez conceitos e definições enquadradores. As rondas foram realizadas através de um questionário online e os níveis de consenso foram previamente estabelecidos (concordância ?90%, mediana ?3; intervalo interquartil ?1).
As intervenções de enfermagem preventivas, os fatores de risco e as definições e conceitos enquadradores, reúnem um conjunto de itens essenciais para a construção de um protocolo de prevenção de úlceras por pressão relacionadas com o colar cervical, na pessoa em situação crítica, internada em UCI em Portugal.