Literacia em saúde mental sobre psicose: Uma intervenção integrada de base comunitária para bombeiros

Publication year: 2022

Introdução:

No decorrer da sua carreira, os Bombeiros experienciam uma vasta gama de situações no que diz respeito a emergências pré-hospitalares. As caraterísticas do plano esquemático de formações da Escola Nacional de Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica, não englobam temáticas direcionadas para a saúde mental. O programa de Primeira Ajuda em Saúde Mental (PASM®), constitui um dos instrumentos educacionais utilizados no contexto da promoção da Literacia em Saúde Mental, que permite capacitar os jovens para agir no que concerne a problemas relacionados com a sua própria saúde mental e dos seus pares. Sendo possível o ajuste do programa a outra população-alvo, adaptou-se o mesmo a outro tipo de participantes, neste caso bombeiros.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo: avaliar a eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa sobre psicose, nos Bombeiros de Arganil.

Metodologia:

Utilizou-se um desenho pré-experimental, com avaliação antes e após intervenção. A intervenção teve duração de 9 horas, em que o programa foi aplicado a uma amostra de 30 bombeiros com uma média de idades de 32.57±12.07 anos. Para a colheita de dados, utilizou-se o QuALiSMental.

Resultados:

Os resultados que foram obtidos, permitem verificar a eficácia do programa no que concerne ao incremento da LSM associada à psicose, intenção de procura de ajuda e confiança para prestar ajuda. O programa não foi totalmente eficaz no que concerne às questões referentes ao suicídio, pessoa em crise e confiança para prestar ajuda, admitindo-se que o programa necessita de alguns ajustes, tornando-o mais consistente nestas temáticas.

Conclusões:

Apesar das limitações que se evidenciam neste estudo, os resultados indicam que o programa contribui para aumentar a literacia em saúde mental dos participantes e consequentemente, capacitá-los para agir em prol da sua saúde mental e daqueles que o rodeiam.