Estresse psicossocial e qualidade de vida em trabalhadores de enfermagem de um hospital militar: modelo desequilíbrio esforço- recompensa
Publication year: 2019
O presente estudo tem como tema “estresse psicossocial em trabalhadores de enfermagem de um hospital militar e a sua relação com a qualidade de vida”. O interesse investigativo, acerca da temática, deve-se à minha trajetória profissional e à realização de estudos sobre os riscos e estresse psicossocial em trabalhadores de enfermagem em decorrência das peculiaridades da organização do trabalho hospitalar e de suas exigências.
Objetivos:
caracterizar o estresse psicossocial no trabalho de enfermagem em um hospital militar, mediante o modelo Desequilíbrio Esforço-Recompensa; verificar a associação entre o estresse psicossocial no trabalho e as características da amostra e avaliar a qualidade de vida desses trabalhadores a partir do WHOQOL-bref e a associação com o estresse psicossocial.Método:
estudo quantitativo do tipo transversal, descritivo e exploratório, cuja amostra foi composta por 151 trabalhadores de enfermagem de um hospitalar militar situado no município do Rio de Janeiro. Após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa a participação, o estudo foi formalizado mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na coleta de dados, foram utilizados três instrumentos: caracterização dos participantes; Modelo Desequilíbrio Esforço-Recompensa (Siegrist, 1996) e, na avaliação da Qualidade de Vida, o WHOQOL-bref (OMS, 1994), composto por 26 itens.Resultados:
A amostra foi constituída, majoritariamente, pelo sexo feminino, casados, faixa etária entre 26 a 44 anos, nível de escolaridade médio/graduação e renda familiar acima de 6 salários mínimos, trabalho em turnos e carga horária acima de 32 horas. O estresse psicossocial da amostra foi caracterizado em baixo/médio DER (64,9%) e alto (35,1%). A exposição ao DER associou-se (p<0,005) com as características da amostra: categoria profissional, escolaridade, carga horária e ter outro emprego. Sobre a QV geral, verificou-se uma boa média e satisfação geral com a saúde. Em relação aos domínios da QV, foram identificadas as seguintes associações: domínio físico - faixa etária de 26 a 44 anos e trabalhar em regime de plantão; domínios psicológico e social: sexo masculino. Não houve associação do DER com o domínio relações sociais.Conclusão:
diante dos resultados, ratifica-se a relevância de medidas e/ou estratégias voltadas para a prevenção, minimização e manejo dos fatores estressores no ambiente laboral e promoção da qualidade de vida pela organização e o próprio trabalhador, com vistas à promoção da saúde e bem-estar do grupo.
The present study has as theme “psychosocial stress in nursing workers of a military hospital and its relationship with the quality of life”. The investigative interest on the subject is due to my professional career and studies on the risks and psychosocial stress in nursing workers due to the peculiarities of the organization of hospital work and its requirements.