Impacto da capacitação do cuidador informal no equilíbrio corporal da pessoa dependente em contexto domiciliário
Publication year: 2022
O presente relatório reporta-se ao Estágio de Natureza Profissional na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ermesinde, Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto III Maia-Valongo, cujo objetivo geral foi desenvolver competências comuns e específicas na prática da Enfermagem de Reabilitação através da integração da formação académica adquirida com o exercício profissional em contexto real, incluindo também uma componente de investigação.
Contexto e objetivo:
A população portuguesa está cada vez mais envelhecida e a franja mais idosa, para além do declínio de algumas capacidades físicas e cognitivas, sofre ainda o aumento crescente do peso das doenças crónicas e degenerativas. Exemplos deste declínio é a perda de força muscular, alterações do padrão da marcha, diminuição da flexibilidade, da agilidade, da coordenação sensória-motora, da mobilidade articular e, consequentemente comprometimento do equilíbrio estático e dinâmico. Por outro lado, observa-se uma vontade da sociedade de cuidar destas pessoas em ambiente domiciliário, o mais tempo possível, o que dá uma enorme relevância à figura do cuidador informal e às suas necessidades educativas. Assim, o EEER assume também um papel de suporte ao cuidador familiar concebendo intervenções individualizadas (à pessoa dependente, familiar cuidadora e família ou suporte social equivalente) dirigidas à componente cognitiva, comportamental e emocional de todos os elementos envolvidos no processo de cuidar. Desta forma, decidimos abordar a seguinte questão de investigação - Quais os efeitos de um programa de capacitação de cuidadores informais na abordagem do equilíbrio corporal à pessoa dependente em contexto domiciliário? Através desta questão definimos como objetivo geral avaliar o impacto do programa de capacitação de cuidadores informais na abordagem do equilíbrio corporal na pessoa dependente em contexto domiciliário.Como objetivos específicos definimos:
caracterizar os conhecimentos de um grupo de cuidadores informais à pessoa dependente em contexto domiciliário sobre equilíbrio corporal, antes e após a aplicação do programa de capacitação para o equilíbrio estático sentado; avaliar o impacto da capacitação do cuidador informal no equilíbrio corporal e autonomia na respetiva pessoa dependente em contexto domiciliário; avaliar a correlação entre as alterações decorrentes no equilíbrio corporal com autonomia e também com as variáveis sociodemográficas na pessoa dependente em contexto domiciliário após capacitação do respetivo cuidador informal.Método:
O desenho metodológico escolhido foi o quase experimental de grupo único com observação antes e depois da intervenção. A amostra foi de cariz não probabilística e por conveniência. Abrangeu 10 cuidadores informais e respetiva pessoa dependente alvo de cuidados. Os cuidadores eram na sua maioria do género feminino (90,0%), próximos do final da idade ativa (idade média de 61,90 anos), com necessidade de apoio domiciliário (60%). Quanto aos utentes dependentes alvo de cuidados, são na sua maioria do género feminino (70,0%), com várias comorbilidades que incluíam na sua grande maioria afeções que afetavam a função corporal ligadas à pressão arterial e sistema metabólico e endócrino como a HTA e Diabetes respetivamente (90%), e na sua maioria idosos (média de idade de 80,8 anos). Para a recolha de dados foi utilizado um formulário sociodemográfico, pesquisa no processo clínico informatizado do utente, grelha de observação, Teste de Tinetti e o Índice de Barthel.Resultados:
Na avaliação inicial à pessoa alvo de cuidados apresentaram equilíbrio estático e dinâmico comprometido (pontuação média no Teste de Tinetti de 2,10) e com grave dependência ou dependência total (pontuação média no Índice de Barthel de 20,05). Após a aplicação do programa de capacitação ao cuidador informal verificamos ganhos médios significativos nos utentes alvo de cuidados em equilíbrio e autonomia (8,90 pontos no Teste de Tinetti e 21,00 pontos no Índice de Barthel).Conclusão:
As pessoas no domícilio com um grau elevado de dependência podem usufruir de cuidados básicos ligados ao equilíbrio estático sentado através da capacitação do respetivo cuidador informal, o que se reflete em ganhos no seu equilíbrio e autonomia.
This report on the Professional Internship at the Community Care Unit of Ermesinde, Group of Health Centers Grande Porto III Maia-Valongo, have as general objective to develop common and specific skills in the practice of Rehabilitation Nursing through the integration of the academic training acquired through professional practice in a real context, also including a research component.