Perfil de stress dos enfermeiros de urgência/ emergência em contexto COVID-19: determinantes profissionais
Publication year: 2022
As evidências revelam que os enfermeiros de urgência/emergência desenvolveram problemas de saúde relacionados com o Stress em contexto de pandemia por COVID-19. Foram identificados riscos para estes profissionais de saúde, emergindo, assim, a necessidade major de prevenir níveis elevados de Stress que podem resultar em Burnout.
Objetivos:
Estudar a relação entre o perfil de Stress dos enfermeiros de urgência/emergência em contexto COVID-19 e as variáveis de caracterização profissional.Metodologia:
Estudo transversal, quantitativo, descritivo-correlacional, através da aplicação da Escala de Perceção de Stress (EPS) de Cohen, Kamarck & Mermelstein (1983), adaptada para a população portuguesa por Pais Ribeiro & Marques (2009), a uma amostra de 355 enfermeiros de urgência/emergência em contexto COVID-19 a nível nacional, maioritariamente (51,3%) com idades entre 36 e 50 anos, em funções no setor público (85,9%), com experiência profissional entre 11-20 anos (40,8%).Resultados:
O estudo da relação entre o perfil de Stress numa amostra de 355 enfermeiros portugueses de urgência/emergência em contexto COVID-19, com uma média de idades de 39,25±8,89 anos e as variáveis de caracterização profissional, veio revelar que o título profissional, o serviço/unidade onde exercem funções e a localização geográfica do local de trabalho, apresentam efeito significativo no perfil de Stress percecionado (p < 0,005). Neste âmbito considerativo, os enfermeiros especialistas (p = 0,005) a exercerem funções nos SUP e BO (p = 0,002) da Região de Lisboa e Vale do Tejo (p = 0,001), foram aqueles onde a perceção de Stress é mais alta. Por outro lado, os enfermeiros generalistas (p = 0,005) a exercerem funções no INEM (p = 0,002) e que exercem na Região Autónoma da Madeira (p = 0,001), demonstraram um perfil de Stress mais baixo.Conclusão:
Os resultados devem ser analisados no sentido de ter este tipo de amostras laborais sob análise e atenção. Num primeiro momento recomendam-se consultas na Medicina de Trabalho anti-Stress, e num segundo momento, consideram-se essenciais a aplicação de formações para Treino de Gestão de Stress, no sentido de reduzir o Stress, promovendo estratégias adaptativas para o efeito. A avaliação do Stress no local de trabalho entre enfermeiros, em contexto de doente crítico, deve ser o foco de intervenção dos gestores e líderes institucionais.
The evidence shows that emergency nurses developed stress-related health problems in the context of the COVID-19 pandemic. Risks were identified for these health professionals, thus emerging the major need to prevent high levels of Stress that may result in Burnout.