Consulta de enfermagem pré-operatória em cirurgia de ambulatório: importância para a satisfação do utente
Publication year: 2022
A cirurgia de ambulatório em Portugal intensificou-se desde 2007 e têm-se repercutido em maior satisfação dos utentes, na diminuição do tempo de internamento e na diminuição do risco de infeções adquiridas em cuidados de saúde. Demonstrando assim, várias vantagens para o utente, como a desdramatização do ato operatório, o menor afastamento da vida familiar, a personalização da admissão e a mais rápida reinserção familiar e profissional.
Objetivo geral:
analisar a relação entre a consulta de enfermagem pré-operatória com a informação, as expectativas e a satisfação dos utentes numa unidade de cirurgia de ambulatório de uma unidade local de saúde do norte de Portugal.Metodologia:
estudo transversal analítico, realizado em 140 utentes, que foram submetidos a cirurgia de ambulatório e preencheram na totalidade o inquérito de satisfação, 20 por cada umas das 7 especialidades, no período de 25 de novembro de 2019 e 13 de março de 2020. Os dados foram transpostos para grelha de registos. O estudo obteve favorável da comissão de ética.Resultados:
tiveram consulta de enfermagem 14,3% dos utentes, da especialidade de cirurgia geral, 66,4% concorda que teve informação necessária para a cirurgia proposta, 65,7% concorda ligeiramente que a experiência cirúrgica esteve dentro das expectativas, 76,4% está completamente satisfeita relativamente à sua experiência cirúrgica. A consulta de enfermagem associou-se, significativamente, com informação necessária para a cirurgia proposta, com as expectativas cirúrgicas do utente e satisfação do utente relativamente à experiência cirúrgica (p<0,05).Conclusão:
concluímos que os utentes que tiveram consulta pré-operatória de enfermagem, obtêm mais informação para a cirurgia proposta, melhoram as expectativas e a satisfação relativamente à experiência cirúrgica são mais elevadas. Sugerimos que seja implementada a consulta de enfermagem a todos os utentes intervencionados e a realização de outros estudos capazes de permitir generalizações.
Outpatient surgery in Portugal has intensified since 2007 and has resulted in greater user satisfaction, reduced hospital stay and reduced risk of infections acquired in healthcare. Thus demonstrating several advantages for the user, such as the reduction of dramatization of the operative act, less separation from family life, personalization of admission and faster family and professional reintegration.