Gestão e organização de cuidados aos recém-nascidos pré-termo

Publication year: 2020

Introdução:

Na realidade Cabo-verdiana, as autoridades sanitárias vem demosntrando preocupação com os serviços de neonatologia, pela sua deficiente capacidade de resposta, fazendo com que a mortalidade neonatal contribua para a estagnação da mortalidade infantil. A enfermagem deve pugnar pela qualidade dos cuidados aos recém-nascidos de alto risco, especialmente aos prematuros, sendo este o motivo para realização do Estágio em centros de referência nesta área em Portugal.

Objetivos:

analisar os fundamentos e processos de organização de cuidados especializados aos recém-nascidos pré-termo (RNPT) em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) e em serviços de suporte (transferência, avaliação/seguimento pós-alta); analisar criticamente os protocolos em uso numa UCIN, comparando com as normas e guidelines internacionais; projetar mudanças a implementar no contexto profissional como Enfermeira Especialista (EE) de cuidados a RN prematuros em Cabo Verde.

Metodologia:

Estágio desenvolvido em seis módulos: I - Cuidados Específicos Promotores do Desenvolvimento dos RNPT; II - Cuidados de prevenção, avaliação e alívio da dor e stresse dos RNPT; III - Estratégias promotoras do aleitamento materno nos latentes nascidos prematuros; IV - Envolvimento e capacitação dos pais para a parentalidade; V- Avaliação e cuidados imediatos e mediatos pós nascimento (sala de partos e transferência); VI - Continuidade dos cuidados (follow-up das crianças nascidas prematuras). Estes módulos tiveram uma componente de trabalho de campo (observacional e experiencial) com 195 horas numa UCIN, incluindo também sala de partos e consultas externas. A componente de investigação foi explícita numa revisão integrativa de literatura.

Conclusão:

A gestão dos cuidados ao RNPT, além de exigir uma boa organização e articulação dos serviços envolvidos, implica que as intervenções estejam assentes em filosofias atuais de cuidados centrados no desenvolvimento e alargado à família, permitindo não só a redução da mortalidade, como também qualidade de vida dos sobreviventes tanto a curto como a longo prazo. A enfermagem possui papel preponderante em todos os âmbitos de atuação.