Influência da consulta pré-operatória de enfermagem na satisfação das necessidades informativas do doente
Publication year: 2020
Em perioperatório, a informação torna-se uma necessidade real para o doente, pois permite-lhe desenvolver respostas adequadas às diferentes situações que vivencia. O doente apresenta diversas dúvidas e cabe ao enfermeiro desenvolver uma comunicação eficaz, adequando as intervenções e garantindo a satisfação do doente e a qualidade dos cuidados. É na consulta pré-operatória de enfermagem que devem ser identificadas as necessidades informativas do doente e concretizadas medidas ajustadas que as suplantem.
Com base nas evidências científicas, formulou-se a questão de investigação: qual a influência da consulta pré-operatória de enfermagem na satisfação das necessidades informativas do doente? Como objetivos pretende-se: avaliar, no pós-operatório, a satisfação do doente com a informação recebida; analisar a influência da consulta pré-operatória de enfermagem na satisfação do doente. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional, quase experimental. Os dados foram colhidos no pós-operatório, através de um questionário a dois grupos de doentes, experimental e controlo. O primeiro foi alvo de consulta pré-operatória de enfermagem, enquanto o segundo recebeu a informação habitualmente dispensada no hospital.
Os resultados obtidos permitiram identificar o nível de satisfação dos doentes com a informação recebida no pré-operatório. Apontam que a consulta pré-operatória de enfermagem privilegia a proximidade e a construção de uma relação terapêutica fundamental na satisfação das necessidades informativas do doente. Evidencia-se a importância de avaliar a individualidade do doente, partindo da perspetiva do próprio, para planear e implementar intervenções autónomas de enfermagem.
Conclui-se que a consulta pré-operatória de enfermagem, como uma estratégia de cuidados ao doente, promove a humanização dos mesmos, o autocuidado e uma transição saudável.