Conhecimentos dos estudantes de enfermagem e enfermeiros na prevenção e tratamento de lesões por pressão
Publication year: 2020
Sendo o enfermeiro o principal responsável na prevenção e tratamento de Lesões por pressão (LP) justifica-se a necessidade de um vasto conhecimento nesta área de forma a controlar e abordar a ferida adequadamente. Assim, o desenvolvimento de investigação é essencial, nomeadamente na perceção da qualidade da formação efetuada, com vista a munir os futuros enfermeiros com as melhores competências para a realização de cuidados apropriados ao doente portador de feridas.
O presente estudo tem por objetivos identificar os conhecimentos dos estudantes de enfermagem e enfermeiros na prevenção e tratamento de LP; comparar os conhecimentos relativamente à prevenção e tratamento de LP dos estudantes e enfermeiros com e sem formação em tratamento de feridas; compreender a importância da formação em feridas na prática clinica dos enfermeiros.
Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. A colheita de dados foi realizada através questionário, aplicado a estudantes de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a enfermeiros que frequentaram a ESEnfC, com ou sem a frequência de uma disciplina de opção em tratamento de feridas, obtendo-se uma amostra de 157 participantes. A recolha de dados foi realizada entre junho e setembro de 2019
Os resultados obtidos evidenciaram maior percentagem de respostas certas na avaliação de risco de LP (83,1%), contudo, nos restantes temas avaliados pela escala PUKAT a média de respostas certas variou apenas entre 43,9% e 65,0%. Não foram encontradas, na prevenção de LP, diferenças estatisticamente significativas entre os participantes que frequentaram formação na área de tratamento de feridas e aqueles que não frequentaram. Por outro lado, no tratamento de LP, os participantes revelaram bons conhecimentos neste tema, mas verificou-se que aqueles que tiveram formação especifica no tema demonstraram um maior conhecimento. Identificou-se, portanto, um baixo conhecimento da amostra na prevenção de LP mas bons conhecimentos no seu tratamento. No tratamento de feridas foi ainda evidenciando o impacto positivo da formação especifica na área de LP.