Reabilitação na sarcopenia? Efeitos associados a um plano de exercícios resistidos

Publication year: 2019

Introdução:

A sarcopenia é representada atualmente por ser uma síndrome diretamente associada a elevados níveis de dependência no individuo idoso. A diminuição da força muscular, massa muscular e performance física da pessoa demonstram afetar diretamente a concretização das atividades de vida diária da pessoa. A correta prescrição de exercício físico nesta matéria tem sido estudada e demonstrada como sendo uma medida de prevenção do agravamento da sarcopenia e a sua regressão é a prática de atividade física. Neste âmbito, o Enfermeiro de Reabilitação apresenta um conjunto de competências importantes para dar resposta a este problema.

Objetivos:

Avaliar o impacto dos exercícios resistidos em pessoas portadoras de sarcopenia e conceber um plano de reabilitação de exercícios baseados na evidência científica.

Metodologia:

Realizou-se uma revisão sistemática da literatura compreendida entre 2014-2018, utilizando critérios de inclusão e exclusão em conformidade com os critérios PICO. A pesquisa foi realizada através das bases de dados Pubmed, EbscoHost, Web of Science e Google Académico. Após seleção das investigações, o corpo do trabalho analisou 4 artigos experimentais que procuram dar resposta à questão de investigação: ?Qual o impacto da implementação de um plano de exercício de resistência numa pessoa portadora de sarcopenia??.

Resultados:

Os exercícios resistidos demonstraram ser uma intervenção importante para a aquisição de ganhos de força muscular através da avaliação da força palmar (FP), assim como melhoram a performance física da pessoa utilizando os instrumentos de avaliação short physical performance battery (SPPB) e gait speed (GS). Não foi suficientemente evidente a relação entre o exercício resistido por si só no aumento de massa muscular. Para além disso, este tipo de exercício revela ser uma medida preventiva da sarcopenia para pessoas saudáveis assim como previne o agravamento do estadio de sarcopenia.

Conclusões:

Os resultados obtidos concluem que o exercício resistido é uma intervenção que promove a força muscular e a performance física de indivíduos portadores de sarcopenia. Não é significativamente evidenciada uma regressão do estadio de sarcopenia. A massa muscular não apresenta uma alteração positiva com a implementação de um plano de exercício resistido apenas; fatores nutricionais devem ser tidos em conta na abordagem desta variável.