Influência dos estadios motivacionais na mudança de comportamento de adolescentes com excesso de peso

Publication year: 2019

Enquadramento:

A elevada representatividade do excesso de peso em adolescentes e o forte insucesso associado à abordagem terapêutica, leva a que a Direção Geral de Saúde (DGS) reconheça que é inadiável repensar estratégias de intervenção personalizada, que reconheça a sua situação e os incentive à mudança (DGS, 2017). Identificar o estadio de mudança possibilita saber o quanto estão motivados para mudar (Leão et al., 2015). Acredita-se assim, que a avaliação do estadio motivacional para a mudança de comportamento dos adolescentes é a pedra angular na abordagem à obesidade.

Objetivos:

identificar os estadios motivacionais para a mudança de comportamento de adolescentes com excesso de peso na fase tardia da adolescência, seguidos na consulta de obesidade de um hospital distrital; Apreciar as relações existentes entre as características sociodemográficas, antropométricas e perceção da imagem corporal com os estadios motivacionais para a mudança de comportamento de adolescentes com excesso de peso na fase tardia da adolescência.

Metodologia:

investigação quantitativa, descritiva, exploratória e correlacional. A amostra é constituída por 47 adolescentes que frequentaram a consulta de obesidade de um Hospital Distrital da zona centro, no período de maio a setembro de 2018.

Para a realização deste trabalho foi aplicado um questionário de autopreenchimento constituído por duas escalas:

University of Rhode Island Change Assessment (URICA) instrumento de avaliação da motivação para a mudança de comportamentos, e Contour Drawing Rating Scale (CDRS), instrumento de identificação da silhueta, que avalia a satisfação com imagem corporal. Ambos os instrumentos estão validados e traduzidos para a língua portuguesa.

Resultados:

Dos adolescentes estudados, houve uma prevalência do sexo feminino (70,2%), com uma idade média de 15,51 anos provenientes maioritariamente (79,2%) de meio rural. Na avaliação da corpulência segundo o Índice Massa Corporal (IMC), a média foi de 29,05 kg/m2 traduzindo-se numa prevalência de obesidade de 51,1%, seguido de pré-obesidade (48,9%). Relativamente à motivação para a mudança de comportamento constatou-se que a dimensão ?pré-contemplação? é aquela que apresenta um valor médio mais elevado ( =21,95±2,39), o que nos permite afirmar que os adolescentes que frequentam a consulta de obesidade ainda apresentam uma baixa motivação para a mudança do seu comportamento. O presente estudo permitiu verificar que a idade dos adolescentes se correlaciona positivamente com a motivação para mudança de comportamento, nomeadamente na dimensão ?pré-contemplação? (p =0,049) e ?contemplação? (p =0,028). Constatou-se ainda que à medida que aumenta o número de consultas, os adolescentes que se encontram na fase de mudança ?ação?, tendem a evidenciar uma maior motivação para a mudança (p=0,049). Por outro lado, foi possível constatar que: género, local de residência, IMC, aparência atual versus aparência ideal não tem poder explicativo (p>0,05) sobre a motivação para a mudança de comportamento nestes adolescentes.

Conclusão:

O conhecimento pelos profissionais de saúde (particularmente os enfermeiros) dos estadios motivacionais que caracterizam os adolescentes com excesso de peso é fundamental de modo a poderem adequar as suas intervenções a cada um desses estadios.