Literacia em Saúde Materna: Uma estratégia para a promoção de uma gravidez saudável

Publication year: 2018

Enquadramento:

A gravidez constitui uma etapa no ciclo vital da mulher na qual é essencial que adquira conhecimentos, autoconfiança e compreensão necessários para tomar decisões responsáveis que influenciem a sua saúde enquanto grávida e a do recém-nascido. A literacia em saúde materna constitui uma estratégia para promover uma gravidez saudável ao fortalecer a participação e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades da mulher relativos à gravidez e à maternidade.

Objetivos:

Identificar os conhecimentos da mulher grávida sobre a promoção da saúde pré-natal; Conhecer as estratégias da mulher grávida para tomar decisões promotoras de uma gravidez saudável.

Métodos:

Investigação de natureza qualitativa do tipo descritivo. Amostra constituída por doze mulheres grávidas, selecionada por conveniência. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, entre maio e julho de 2018. Na análise dos dados seguiu-se as orientações metodológicas de Bogdan e Biklen (1994).

Resultados:

Emergiram sete categorias: Aderindo a hábitos de vida adequados à gravidez; Procurando cuidados de saúde sexual e reprodutiva; Atribuindo importância a cuidados de vigilância pré-natal; Vivenciando sintomas fisiológicos comuns da gravidez; Vivenciando sinais de alerta; Perspetivando o parto; Desenvolvendo o papel parental. Identificaram-se os conhecimentos que as mulheres grávidas possuem relativos a alimentação, atividade física, segurança rodoviária e uso de substancias psicoativas. As participantes atribuíram importância aos cuidados pré-concecionais, selecionam o local de vigilância pré-natal, procuram sessões de PPPP para melhorar os seus conhecimentos sobre maternidade e demonstram possuir estratégias para aceder a cuidados de saúde perante sinais de alerta.

Conclusões:

As participantes demonstraram conhecimentos que lhes permitiram melhorar a capacidade para cuidar de si próprias enquanto grávidas e do recém-nascido e estratégias para utilizar as informações que lhes foram dadas por profissionais de saúde durante a assistência pré-natal para tomar decisões no seu dia-a-dia promotoras de uma gravidez saudável. A assistência em saúde pré-natal surge como promotora da literacia em saúde materna. A gravidez constitui uma oportunidade para os enfermeiros EEESMO ensinarem e aconselharem a mulher grávida a adotar um estilo de vida saudável, o que irá influenciar a sua saúde e a do seu contexto familiar, ao aumentar a sua literacia em saúde materna.