Avaliação do estado nutricional em idosos institucionalizados
Publication year: 2014
O processo de envelhecimento acarreta diversas alterações que interferem diretamente com a ingestão alimentar e o estado nutricional dos idosos.
Objetivo - O principal objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional dos idosos institucionalizados e analisar a sua relação com as variáveis: Idade; Sexo; Índice de Massa Corporal (IMC) e o Tempo de institucionalização. Pretendeu-se também caracterizar as práticas de alimentação da instituição.
Métodos ? O estudo foi realizado na população do Lar da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, com uma amostra de 29 idosos (50% do total da população), através da técnica de amostragem não probabilística por escolha racional. Desenvolveu-se um questionário de construção própria para a caracterização sociodemográfica dos idosos e outro para caraterizar as práticas alimentares da instituição. A avaliação do estado nutricional dos idosos foi realizada com o Mini Nutricional Assessment (MNA).
Resultados - Dos 29 indivíduos que compunham a amostra, 69% eram do sexo feminino e 31% do sexo masculino. A média de idades era de 81 anos. O tempo de institucionalização era de aproximadamente 3 anos. O valor médio do Índice de Massa Corporal (IMC) foi de 29,065Kg/m2. Segundo o MNA, 82,8% dos idosos estavam bem nutridos enquanto 17,2% encontravam-se em risco de desnutrição. Não foi possível estabelecer relação do estado nutricional e as variáveis idade, IMC e tempo de institucionalização. Apenas se verificou existir relação com o sexo.
Conclusão ? Observou-se uma elevada prevalência de idosos com um estado nutricional normal. O MNA demonstrou ser um bom método para a avaliação do estado nutricional.