A influência da preparação para o parto na antecipação do parto, na grávida nulípara no terceiro trimestre de gravidez

Publication year: 2013

Enquadramento:

A preparação para o parto e a visita à maternidade podem influenciar a antecipação para o parto de forma positiva.

Objetivos:

determinar a influência da preparação para o parto na antecipação do parto, determinar a influência da preparação para o parto com visita à maternidade na antecipação do parto e conhecer a importância da preparação para o parto com visita à maternidade na antecipação do parto.

Métodos:

estudo quase-experimental, através do preenchimento de um questionário a uma amostra de 120 grávidas dividas em 2 grupos (com e sem preparação para o parto).

Resultados:

a preparação para o parto influencia a antecipação do parto na subescala do ?planeamento e preparação para o parto? (p= 0,000). A preparação para o parto com visita à maternidade influência a antecipação do parto nas subescalas ?planeamento e preparação para o parto? (p=0,000), ?expectativas quanto ao parto? (p=0.040) e ?expectativas quanto ao pós-parto? (p= 0,020). Quando comparada a antecipação do parto entre as grávidas que fizeram a preparação para o parto com visita à maternidade e as que não fizeram visita verificamos uma influência positiva na subescala ?Expectativas quanto ao pós-parto? (p=0,016).

Conclusão:

Este trabalho permitiu-nos dar resposta aos nossos objetivos, verificando-se a influência positiva da preparação para o parto e da visita à maternidade na antecipação do parto, em especial em relação à forma como as grávidas, nulíparas no terceiro trimestre de gestação, o planeiam, às expectativas quanto ao parto e quanto ao pós-parto e justificando a pertinência destes cursos.