Aleitamento materno: Sua prevalência e fatores associados - nomeadamente o "Cantinho da amamentação"

Publication year: 2013

O aleitamento materno é um dos pilares principais na promoção e proteção da saúde das crianças em todo o mundo (Sarafana, Abecasis, Tavares, Soares & Gomes, 2006), têm sido propostas várias iniciativas para aumentar as taxas de prevalência.

Esta investigação tem como objetivos:

identificar a taxa de prevalência do aleitamento materno aos seis meses em dois contextos dos Açores; identificar fatores associados à prevalência do aleitamento materno nas populações em estudo, particularmente a influência da existência do ?cantinho da amamentação?; compreender como as mães avaliam a sua experiência no cantinho da amamentação. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, transversal descritivo-correlacional. A colheita de dados foi feita por um questionário e entrevista semiestruturada a 100 parelhas mães/crianças com idades entre os 6 e os 18 meses. Os dados quantitativos foram analisados pelo SPSS e teste Qui-Quadrado de Pearson. As entrevistas pela análise de conteúdo.

Resultados:

verificou-se uma taxa de prevalência de 47% para a amostra estudada. O fator que apresentou uma associação estatisticamente significativa e negativa (p=0,008) com a prevalência aos seis meses foi o ter sido administrado suplemento ao recém-nascido.

Emergiram três categorias:

importância da estrutura, significado para a continuidade da amamentação e influência na duração do aleitamento materno. Sugerimos a criação de cantinhos da amamentação nas instituições de saúde participantes no estudo, implementação da visitação domiciliária e divulgação do registo do aleitamento materno.