Visitação domiciliária no pós-parto: Necessidades sentidas pela díade parental

Publication year: 2018

Enquadramento:

A gravidez e o parto são eventos sociais que integram a vivência reprodutiva de homens e mulheres, é um período de grande vulnerabilidade emocional para os casais, em geral, uma vez que comporta mudanças e consequentes reajustamentos. Com a introdução da VD, pode ser prestada uma assistência no âmbito das necessidades sentidas pela díade parental. É através desta que se inicia um levantamento e avaliação das condições sócio-económicas em que vive a pessoa e os seus familiares, elaborando assim uma assistência específica e individual.

Objetivos:

a) Identificar as necessidades da díade parental e as situações de risco relacionadas com o RN no período pós-parto, no âmbito da VD; b) descrever o comportamento dos casais enquanto díade parental aquando a transição para a parentalidade no período pós-parto.

Métodos:

A amostra intencional foi constituída por 12 casais com filhos até aos 15 meses de vida, enquadrados na área geográfica do Centro de Saúde de Penacova, da ARS do Centro. Desenvolveu-se um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa. A recolha de dados realizou-se através de uma entrevista semiestruturada, onde se obtiveram os relatos dos casais acerca das suas experiências ao ajustamento materno e paterno nos diferentes contextos do pós-parto.

Resultados:

De uma forma geral, há uma boa adaptação dos casais à chegada de um filho; os casais entre-ajudam-se nas tarefas domésticas; o principal apoio/suporte dos casais são a família e amigos; os profissionais de saúde são a fonte de informação mais fidedigna para os casais aquando das dúvidas nos cuidados ao RN; quanto mais bem preparados são os pais no período pré-parto, mais positivas são as suas vivências no pós-parto; para todos os casais a VD do enfermeiro foi considerada essencial; a maioria dos casais teve algumas dificuldades nesta fase, em relação aos cuidados com o RN.

Conclusão:

A realização deste projeto representa um grande desafio, pretendendo proporcionar o bem-estar materno-infantil e familiar, reduzindo possíveis intercorrências durante o período puerperal. O EEESMO, durante a VD à puérpera, deve prestar cuidados humanizados e integrados, invocando informações úteis sobre o puerpério que diminuam os anseios e medos dos casais e da família, promovendo, um ambiente saudável para a adaptação física e emocional da mulher.