Eficácia da prática simulada na aplicação de terapia compressiva
Publication year: 2018
O avanço tecnológico, o crescente número de estudantes e a preocupação com a segurança do doente e qualidade dos cuidados impulsionaram a prática simulada como uma forte estratégia no ensino dos futuros enfermeiros. A temática da prevenção e tratamento de feridas carece de uma importância devida no currículo do curso de licenciatura em enfermagem, sendo as úlceras venosas um grave problema crónico e recorrente que afeta em grande escala o bem-estar e as atividades de vida dos seus portadores. Mesmo sabendo que se trata da opção terapêutica com maior evidência e recomendação para prevenção e tratamento da úlcera venosa constata-se que muitos enfermeiros não realizam terapia compressiva
Pretendeu-se caracterizar o conhecimento dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem na aplicação de terapia compressiva; analisar a influência da formação teórica no seu conhecimento e avaliar a eficácia da prática simulada no desenvolvimento do seu conhecimento e aplicação de terapia compressiva. Desenvolveu-se uma investigação quantitativa, com desenho quase experimental, transversal, descritivo correlacional com 66 estudantes do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. A amostra foi dividida em grupo 1 e grupo 2, o primeiro apenas frequentou formação teórica e o segundo a mesma formação teórica e prática simulada em terapia compressiva. Ambos responderam num momento pré-formação e pós-formação à Escala de Conhecimentos em Terapia Compressiva e, realizaram a aplicação de terapia compressiva.
Verificou-se que os estudantes apresentaram diferenças de conhecimento estatisticamente significativas apenas em cinco questões da Escala de Conhecimentos em Terapia Compressiva após a formação teórica. A média das suas classificações não apresentou diferenças estatisticamente significativas, entre os grupos 1 e 2. Os estudantes do grupo submetido a prática simulada apresentaram melhores resultados na realização da Terapia Compressiva, quer na técnica de aplicação quer na pressão exercida na ligadura, apresentando diferenças estatisticamente significativas.
A realização de terapia compressiva poderá ser potenciada com recurso á simulação e assim fomentar a prática baseada na evidência, contribuindo para a qualidade dos cuidados de enfermagem á pessoa com úlcera venosa, tendo em vista o seu bem-estar.