Vivências dos doentes e familiares após enfarte agudo do miocárdio
Publication year: 2017
O Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) é uma doença que ocorre frequentemente de forma súbita e grave, com necessidade de internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (UCIC). Apesar de os tratamentos serem cada vez mais eficazes, evitando a morte, urge cada vez mais dar resposta a um conjunto mais vasto de necessidades que favoreçam a adaptação do doente à sua nova situação de saúde. Verifica-se ainda que a família continua a ser algo negligenciada neste processo de transição. Alguns estudos têm analisado as suas vivências, mas nenhum estudo analisou ainda as vivências de doentes e familiares de forma conjunta.
O objetivo deste estudo foi compreender as vivências dos doentes com EAM e dos seus familiares relativamente à doença, ao internamento numa UCIC e ao regresso a casa.
Delineou-se uma pesquisa qualitativa, com recolha de informação através de entrevistas semiestruturadas, realizada a doentes com EAM internados pela primeira vez na UCIC e a seus familiares (diretos ou de aproximação), selecionados por amostragem intencional e entrevistados, no mínimo, três meses após o regresso a casa. Para a análise de dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, do tipo temático e frequencial (Bardin, 2007).
Participaram 6 doentes e 6 familiares, com igual distribuição em termos de género.