Burnout nos enfermeiros do bloco operatório

Publication year: 2018

Os enfermeiros do Bloco Operatório encontram-se envolvidos num ambiente de alto nível tecnológico e de uma exigente especificidade de funções. Em constante interação e relação com as pessoas, estão sujeitos ao aparecimento de momentos de stress, tensões emocionais e relacionais que levam ao aparecimento de burnout. No âmbito da Unidade Curricular, Investigação em Enfermagem Médico-Cirúrgica ? Dissertação, do VI Curso de MEMC, pretende-se desenvolver o tema ?Burnout nos Enfermeiros do Bloco Operatório?.

As questões de investigação são:

Existe relação entre a carga horária maior e o nível elevado de burnout? Existe relação entre o maior número de anos de exercício de funções no BO e o nível elevado de burnout? Existe relação entre a classificação da atividade que desempenha de menos boa e o nível elevado de burnout? Existe relação entre o nível elevado de burnout e o nível negativo de satisfação global no trabalho dos enfermeiros do BO? Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e correlacional.

Os objetivos do estudo são:

- Investigar sobre o burnout nos enfermeiros do BO; Investigar sobre a satisfação profissional nos enfermeiros do BO; Investigar a relação entre fatores profissionais e individuais com o burnout nos enfermeiros do BO; Investigar a existência de relação entre o burnout e a satisfação profissional nos enfermeiros do BO. A recolha de dados concretiza-se de novembro a dezembro de 2016 através de questionário (questionário sociodemográfico/profissional/individual, Copenhagen Burnout Inventory, Escala de Avaliação da Satisfação no Trabalho para Enfermeiros), aplicado aos enfermeiros do BOC do CHUC. O tratamento estatístico será efetuado através do programa SPSS na versão 24.0 para Windows.