Comportamento suicidários na PSP: Caraterização e estratégias de prevenção
Publication year: 2018
O suicídio é um comportamento complexo, com causas multifatoriais, que atinge todo o mundo. A incidência deste fenómeno é transversal a toda a sociedade incluindo grupos específicos, onde se integram as Forças de Segurança.
O presente trabalho tem como objetivos caraterizar alguns fatores de risco dos comportamentos suicidários nos elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e caraterizar os fatores de proteção dos comportamentos suicidários nos elementos da Polícia de Segurança Pública.
Foi realizado um estudo exploratório, transversal, e quantitativo, com uma amostra de 442 elementos policiais. Como instrumento de recolha de dados utilizamos um questionário constituído por 6 partes onde se pretendeu caraterizar os dados sociodemográficos da amostra, a ideação suicida, o índice de depressão, de burnout, a perceção da satisfação do suporte social e o uso de álcool.
Verificamos que na nossa amostra cerca de 23% das pessoas têm algum tipo de depressão. Existe ainda uma relação entre a variável tempo de serviço e o índice de depressão, quanto maior o tempo de serviço mais altos são os valores da ideação suicida. Os níveis globais de burnout são elevados, verificando-se que na dimensão do burnout, cinismo, as médias são mais elevadas nas pessoas que não têm filhos com diferenças estatisticamente significativas. Os valores de ideação suicida desta amostra são mais baixos que os da população geral.