Percepção dos egressos do curso de enfermagem acerca da equivalência na graduação: um estudo fenomenológico
Publication year: 2022
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de equivalência dos currículos de graduação de enfermagem em caso de transferência, numa perspectiva fenomenológica, pressupondo que não há no país um instrumento para equivalência dos currículos entre as diferentes universidades, apesar de existirem diretrizes curriculares nacionais.
Tem como Objetivo geral:
Compreender a percepção dos egressos de enfermagem acerca do processo de equivalência curricular, e como objetivos específicos: Analisar à luz da filosofia merleau-pontiana a percepção dos discentes de curso acerca do processo de transferência entre as universidades do RJ; Apresentar as estruturas curriculares da graduação em enfermagem de cada instituição cenário da pesquisa; Descrever como se dá a equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Propor, a partir da percepção dos egressos, uma melhoria do processo de equivalência entre as universidades pautadas nas DCNs segundo a LDB. O referencial metodológico é a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. O Cenário é composto por duas universidades privadas descredenciadas que possuíam o Curso de graduação em enfermagem e uma Universidade Federal no Rio de Janeiro que sediou a pesquisa, e os Participantes, os egressos das universidades estudadas que vivenciaram o processo de transferência assistida, instrumentalizada pela entrevista fenomenológica. Como resultado, emergiram seis categorias temáticas, a saber: A compreensão da percepção dos egressos acerca do processo de equivalência curricular; A Percepção dos egressos acerca do processo de transferência entre as universidades do Rio de Janeiro; Construindo propostas para melhoria do processo de equivalência a partir da percepção dos egressos; As estruturas curriculares da graduação em enfermagem das instituições de ensino pesquisadas; O processo de equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Análise das instituições de ensino superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro que oferecem cursos de graduação em enfermagem. Compreendeu-se que as equivalências entre as instituições de ensino superior geram impactos na saúde física e mental dos alunos, que o processo de transferência foi um momento de dificuldade e ganho de maturidade. A partir das entrevistas fenomenológicas, vislumbrou-se o conhecimento filosófico para a educação em enfermagem.
This research has as object of study the process of equivalence of undergraduate nursing curricula in case of transfer, in a phenomenological perspective, assuming that there is no instrument in the country for equivalence of curricula between different universities, despite the existence of national curricular guidelines.